Hibridização no desenvolvimento de software com Scrum: um estudo qualitativo com recomendações

Nome do aluno

 

Tania Maria Feitosa

 

Título do trabalho

 

HIBRIDIZAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM SCRUM: UM ESTUDO QUALITATIVO COM RECOMENDAÇÕES

 

Resumo do trabalho

 

A indústria de software tem enfrentado constantes desafios para adaptar-se às rápidas mudanças do mercado, atender às crescentes exigências dos clientes e manter a produtividade das equipes de desenvolvimento. Nesse contexto, cresce o interesse por abordagens híbridas de desenvolvimento de software, que combinam métodos ágeis, com abordagens orientadas a planos. O \textit{Scrum}, por sua natureza iterativa, incremental e altamente adaptável, tem sido uma das principais bases para a construção de processos híbridos. No entanto, mesmo diante de seu potencial, ainda existem dificuldades por parte dos profissionais e das organizações em formular e adotar processos híbridos de forma eficaz, o que pode comprometer a produtividade, a qualidade do produto final e a satisfação das partes envolvidas.
Diante disso, esta dissertação teve como objetivo investigar, caracterizar e analisar o uso de processos híbridos na indústria de software, especialmente aqueles que envolvem o \textit{Scrum}, a partir da perspectiva dos profissionais que atuam diretamente no desenvolvimento. Para tanto, foi realizada uma pesquisa empírica com 158 profissionais de Tecnologia da Informação distribuídos globalmente, sendo 143 participantes de um \textit{survey} e 15 entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu a identificação de práticas, combinações metodológicas, o que motivou a adoção, desafios enfrentados e estratégias utilizadas para superá-los.
Os resultados revelam que a hibridização é, em muitos casos, motivada pela busca por flexibilidade, redução de prazos, aumento da qualidade, mitigação de riscos e maior controle dos projetos. As combinações mais recorrentes observadas foram \textit{ScrumBan e Water-Scrum-Fall}. Contudo, também foram relatadas dificuldades relacionadas à definição clara das práticas a serem combinadas, à adaptação das equipes, à resistência a mudanças e à ausência de diretrizes consolidadas que orientem a adoção de abordagens híbridas. As percepções dos profissionais evidenciaram que os conceitos de hibridização aplicados na prática nem sempre correspondem às definições encontradas na literatura acadêmica, demonstrando um distanciamento entre teoria e prática.
A partir dos achados, foram formuladas 69 recomendações direcionadas a aspectos humanos, técnicos e organizacionais, com o intuito de apoiar os profissionais da indústria na adequação e na melhoria dos seus processos de desenvolvimento de software. Espera-se que essas recomendações contribuem para a construção de processos mais eficazes, personalizados às necessidades de cada projeto, além de auxiliar na superação de obstáculos comuns à adoção de métodos híbridos.
Ao compartilhar essas descobertas, esta dissertação busca colaborar para o avanço do conhecimento sobre a hibridização de processos de software, promovendo um entendimento mais claro sobre seus benefícios e desafios, e fomentando práticas mais eficientes na indústria, com impactos positivos na produtividade e na qualidade dos projetos desenvolvidos.

 

Orientador

 

Rita Suzana Pitangueira Maciel

 

Membro Titular Externo (com afiliação)

 

Davi Santos Viana

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/9297257833779277

 

Membro Titular Interno ou Titular Externo 2 (com afiliação)

 

Ivan do Carmo Machado

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/4430958315746203

 

Membro Suplente Externo (com afiliação)

 

Patricia Vilain

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/2212288622038633

 

Membro Suplente Interno ou Suplente Externo 2 (com afiliação)

 

Claudio Nogueira Sant'Anna

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/3228159608138969

 

Data da defesa

 

18 Sep, 2025

 

Horário da defesa

 

2:00 PM

 

 

Data da Defesa: 
18/09/2025 - 14:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Mestrado