Defesa de Tese de Doutorado - Laécio Araújo Costa

Aluno: LAÉCIO ARAUJO COSTA
Orientador: Marlo Vieira dos Santos e Souza
Co-orientador: Laís do Nascimento Salvador

Título do Trabalho: SapeS: Uma arquitetura de avaliação do desempenho acadêmico na Educação à Distância baseada em Learning Analytics e Ontologias

Resumo:

A Educação a Distância, acompanhada pela evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, vem apresentando desde 2006 índices de matrículas superiores às matrículas no ensino tradicional presencial. Aliado a este crescimento, educadores passaram a gerenciar turmas com um número maior de alunos geograficamente distribuídos e, ainda assim, não conseguem aplicar os mesmos mecanismos de avaliação, observação e acompanhamento do aluno utilizados no ensino presencial, devido às especificidades da modalidade de ensino baseada em tecnologias. A distância espacial, temporal e interativa característica da Educação a Distância, requerem dos alunos maior dedicação, responsabilidade e auto-regulação da aprendizagem para que os objetivos educacionais planejados possam ser cumpridos. Desta forma, surgem desafios aos professores quanto ao acompanhamento do progresso acadêmico dos estudantes pautado no cumprimento dos objetivos educacionais planejados e na avaliação do desempenho acadêmico supervisionando a aquisição de conhecimento, além de problemas relacionados como a alta taxa de abandono, a falta de engajamento e o baixo rendimento acadêmico. Acompanhar as experiências de aprendizagem dos alunos nos Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem (SGA) para avaliar o desempenho acadêmico e o progresso dos estudantes é um dos desafios mais intensos e exaustivos para os educadores devido a quantidade de dados educacionais produzidos e aos diversos indicadores da aprendizagem disponíveis no SGA. Portanto, professores buscam utilizar ferramentas, externas aos limites do SGA, na tentativa de obter informações consistentes sobre o desempenho dos aprendizes e que possam auxiliar na tomada de decisões pedagógicas. Assim, esta pesquisa objetiva investigar como uma abordagem de monitoramento e avaliação do percurso acadêmico do aluno no SGA, chamada SapeS, pode impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. A solução proposta visa processar dados educacionais provenientes do SGA, extrair conhecimento útil e disponibilizar informações para educadores e alunos baseado em técnicas de Learning Analytics e Ontologias Computacionais, norteados por Taxonomia dos Objetivos Educacionais. Buscando avaliar a ferramenta e validar a hipótese da pesquisa, realizamos uma investigação e aplicamos métodos de análise qualitativa e quantitativa sobre os dados coletados, baseado no método Design Science Research (DSR). Através das análises realizadas foi verificado que houve uma forte adesão ao uso da ferramenta proposta e uma diferença significativa entre os dados coletados em diferentes momentos da investigação. Foi verificado um maior engajamento, motivação e participação nas atividades acadêmicas do curso investigado e maior atenção dos docentes quanto a avaliação do percurso do aluno, além da verificação e adequação do planejamento pedagógico em relação à situação dos discentes em face aos objetivos educacionais. Este trabalho apresenta contribuições para professores e alunos da Educação a Distância oferecendo suporte ferramental, frente ao grande volume de dados educacionais oriundos do SGA. A solução proposta contribui aos docentes proporcionando um apoio no processo de avaliação do desempenho acadêmico dos alunos e apoio na tomada de decisões pedagógicas buscando promover a aprendizagem. Aos discentes possibilita o monitoramento do seu respectivo percurso acadêmico, promovendo a auto-regulação e engajamento ocasionando numa postura mais ativa no processo de aprendizagem na Educação a Distância.

Data da Defesa:
28/09/2021 - 14:30