Arquitetura empresarial: uma abordagem para rastreabilidade e sincronização de modelos computacionais

DISCENTERogério Poggio

DATA 26/07/2022
 

HORA: 9:00



TÍTULO:

ARQUITETURA EMPRESARIAL: UMA ABORDAGEM PARA RASTREABILIDADE E SINCRONIZAÇÃO DE MODELOS COMPUTACIONAIS

 

RESUMO:

Uma Arquitetura Empresarial (AE) representa a organização fundamental dos processos e infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), servindo para capturar o essencial do negócio, da TI e de sua evolução, sendo relevante para proteger o negócio e manter a flexibilidade e adaptabilidade da organização.
No contexto da modelagem da arquitetura empresarial, foram identificados alguns problemas: (i) a falta de rastreabilidade dos elementos presentes nos modelos computacionais ou a visualização, de forma pouco compreensível, da cadeia de elementos que se relacionam; e (ii) a ausência de sincronização entre os modelos computacionais dos níveis estratégico (modelo estratégico), tático (modelo de processos de negócio) e operacional de TI, focando nos sistemas de informação (modelo de requisitos de sistemas).
Entre os impactos negativos relacionados com estes problemas estão, por exemplo, a obsolescência dos modelos, a dificuldade da realização de análises de impactos e tomada de decisões, em cenários de mudanças organizacionais.
Desta forma, com o objetivo de proporcionar uma redução ou eliminação dos impactos negativos causados pelos referidos problemas, é proposta uma abordagem para promover a rastreabilidade e sincronização dos modelos computacionais de uma AE. A abordagem proposta é formada por: (i) um conjunto de meta-modelos, que representa os níveis estratégico, tático e operacional da AE; (ii) uma estrutura de rastreabilidade, que suporta a gestão de configuração e mudanças, através da utilização das boas práticas do COBIT e ITIL; e (iii) uma estrutura de sincronização de modelos que utiliza as técnicas de desenvolvimento dirigido a modelos (DDM). A proposta visa manter os modelos computacionais rastreáveis e atualizados, permitindo: (i) o suporte a visualização e entendimento de como um conjunto de modelos (estratégico, tático e operacional de TI) e seus elementos se relacionam; (ii) o apoio a análise de impacto e tomada de decisões em cenários de mudanças; (iii) o suporte necessário para evitar a obsolescência dos modelos; e (iv) a criação e manutenção do alinhamento estratégico do negócio com a TI.
Para validar o trabalho, foi realizado um survey no contexto corporativo da esfera pública e privada, contemplando a definição de critérios de avaliação que serviram para validar o trabalho proposto.
 
PALAVRAS CHAVE:
Arquitetura Empresarial, Alinhamento de Modelos, Sincronização de Modelos, Rastreabilidade de Modelos, Alinhamento Estratégico, Alinhamento entre o Negócio e a TI, Alinhamento entre a Estratégia e os Processos de Negócio, Modelos de Negócio.



MEMBROS DA BANCA:

Membro Externo: Flávia Maria Santoro (UERJ)

Membro Externo 2: Carlos Eduardo Salgado (U Minho)
 

Membro Interno: Ana Patricia Fontes Magalhães Mascarenhas (Uneb / Unifacs)

Membro Interno 2: Lais do Salvador Nascimento

Membro Suplente Externo: Glauco de Figueiredo Carneiro

Membro Suplente Externo 2: José Maria David Nazar

Membro Suplente Interno: Ivan do Carmo Machado

Membro Suplente interno 2: Rodrigo Rocha Gomes Souza

 

 

Data da Defesa: 
26/07/2022 - 09:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Doutorado