Atividades Curriculares

As atividades curriculares do PGCOMP têm como objetivo acompanhar e avaliar a evolução dos estudantes ao longo do curso, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e consolidação de sua produção científica e trabalho de pesquisa (tese ou dissertação).
 
As atividades curriculares têm caráter obrigatório para os cursos de Mestrado e de Doutorado. Atividades não possuem créditos e têm apenas o conceito “aprovado” ou “reprovado”. A reprovação por duas vezes em qualquer destas atividades resultará no desligamento do estudante do Programa.
 
  • Pesquisa Orientada
  • Estágio Docente Orientado
  • Seminários de Avaliação Anuais
  • Projeto de Dissertação de Mestrado (Exame de Qualificação de Mestrado)
  • Exame de Qualificação de Doutorado
  • Defesa de Proposta de Mestrado (Produção Científica I)
  • Elaboração de Tese de Doutorado (Produção Científica II)

Pesquisa Orientada

Nível: Mestrado e Doutorado
Pesquisa Orientada (MATA31) é uma atividade curricular utilizada pelo orientador para avaliar o progresso do estudante no desenvolvimento de sua tese de doutorado ou sua dissertação de mestrado. A metodologia de avaliação desta atividade é definida pelo orientador. Ao final do período, o estudante deverá apresentar um relatório de atividades ao seu orientador, que atribuirá um conceito para esta atividade. O estudante deve se matricular nesta atividade semestralmente, a partir do 3º (terceiro) semestre até a conclusão de seu curso.
 
Informações detalhadas sobre MATA31 podem ser encontradas na pasta MATA31.
 

Estágio Docente Orientado

Nível: Mestrado e Doutorado
Estágio Docente Orientado (MATA32) é uma atividade utilizada para dar experiência docente ao estudante de pós-graduação. O doutorando ou mestrando deverá contribuir para a realização de uma disciplina em um dos cursos de graduação da UFBA. Um docente do PGCOMP ficará responsável pela disciplina e supervisionará o desempenho do doutorando ou mestrando durante o desenvolvimento da mesma. A metodologia de avaliação e o conceito final obtido pelo doutorando ou mestrando na atividade são definidos pelo docente responsável. No início de cada estágio docente orientado, um plano de ensino deverá ser elaborado e entregue ao professor do PGCOMP responsável pela disciplina associada ao Estágio Docente Orientado. O doutorando deve se matricular no mínimo duas vezes em MATA32 durante seu curso. O mestrando deve se matricular no mínimo uma vez em MATA32 durante seu curso.
 
Informações detalhadas sobre MATA32 podem ser encontradas na pasta MATA32.

Seminários de Avaliação Anuais

Nível: Doutorado
O doutorando deverá matricular-se na atividade Seminários de Avaliação Anuais (MATA33) uma vez por ano, a partir do segundo ano até o final do curso. Esta atividade curricular é utilizada pelo programa para avaliar o progresso do doutorando no desenvolvimento de sua tese. MATA33 tem também por finalidade congregar, uma vez por ano, docentes e discentes para discutir e aprofundar questões científicas e tecnológicas relacionadas aos temas das teses em desenvolvimento.
 
Cada seminário de avaliação é apresentado a uma banca examinadora composta por três docentes do PGCOMP. A banca determina o conceito final obtido pelo doutorando na atividade curricular. No seminário, o doutorando deverá discutir o estágio atual de seu trabalho de tese, assim como dos planos futuros para sua conclusão. A banca avaliará o progresso do trabalho frente ao esperado para o estágio atual de seu curso.
 
Informações detalhadas sobre MATA33 podem ser encontradas na pasta MATA33.
 

Projeto de Dissertação de Mestrado (Exame de Qualificação de Mestrado)

Nível: Mestrado
Projeto de Dissertação de Mestrado (MATD75) é uma atividade curricular utilizada para avaliar se o projeto da dissertação do estudante está adequado a um mestrado em Ciência da Computação. Ele é apresentado a uma banca composta por três pesquisadores credenciados no PGCOMP, incluindo seu orientador. Recomenda-se que a apresentação do projeto de dissertação seja feita até o final do segundo semestre de curso do mestrando.
 
Informações detalhadas sobre MATD75 podem ser encontradas na pasta MATD75.
 
Exame de Qualificação de Doutorado

Nível: Doutorado

Exame de Qualificação (MATA34) tem por finalidade avaliar o desempenho do doutorando após a conclusão de todos os créditos nas atividades curriculares do curso, além de contribuir para a finalização de sua tese, cuja versão preliminar deve ser então apresentada. Recomenda-se que o doutorando matricule-se nesta atividade até o sexto semestre após seu ingresso no PGCOMP.
 
O exame de qualificação é um marco importante do curso. Ele é utilizado para formalmente avaliar se a tese em desenvolvimento é adequada a um curso de doutorado em Ciência da Computação. Ele é realizado frente a uma Banca Examinadora composta de três pesquisadores de notório saber no tema de tese do doutorando: seu orientador, um professor credenciado do PGCOMP e um externo. O doutorando deverá demonstrar, com clareza e objetividade, a relevância e a contribuição de seu tema de trabalho ao estado-da-arte da área, e a viabilidade e a aderência dos métodos de pesquisa aos objetivos propostos na tese. Os critérios de avaliação são rígidos e consistentes com o que se espera de uma tese de doutorado. O exame de qualificação inclui:
 
Um relatório escrito sobre as atividades curriculares e pesquisa desenvolvida pelo doutorando no PGCOMP;
 
Uma apresentação oral do doutorando sobre sua Tese em 40 (quarenta) minutos, seguida de arguição oral por cada membro da Banca Examinadora.
A composição da banca de qualificação (com o CV Lattes do convidado externo) deve ser apresentada para a coordenação do curso com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias. O relatório deverá ser entregue à banca com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da apresentação oral.

Defesa de Proposta de Mestrado (Produção Científica I)

Nível: Mestrado
Defesa de Proposta de Mestrado (MATE93) é uma atividade curricular usada para acompanhar e avaliar se a produção científica do mestrando durante o curso é suficiente para a obtenção do título de mestre. Os critérios para esta avaliação serão baseados em métricas de produção intelectual definidas pelo Colegiado (ex., quantidade e qualidade das publicações) relacionadas ao trabalho do mestrando. Recomenda-se que o mestrando matricule-se nesta atividade no penúltimo semestre do curso.
 

Elaboração de Tese de Doutorado (Produção Científica II)

Nível: Doutorado
Elaboração de Tese de Doutorado (MATA35) é uma atividade curricular utilizada para avaliar se a produção científica e tecnológica do doutorando durante o seu curso é suficiente para a obtenção do título de doutor. Recomenda-se que o doutorando matricule-se nesta atividade no penúltimo semestre de seu curso. Os critérios para esta avaliação serão baseados em métricas de produção intelectual definidas pelo Colegiado (ex., quantidade e qualidade das publicações) relacionadas à tese do doutorando. Concluído o trabalho de Tese, o aluno solicitará à Coordenação do PGCOMP, o julgamento final do seu trabalho (defesa de tese).