Infraestrutura

Bibliotecas

O funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFBA é responsabilidade do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI), órgão suplementar criado a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão. O SIBI administra cerca de 15 bibliotecas universitárias e setoriais, dentre elas, a Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa (Biblioteca Central) e a Biblioteca Setorial de Ciências Exatas e da Terra, ambas no Campus de Ondina da UFBA.
 
O acervo da UFBA é composto por cerca de 850.000 livros e 21.000 periódicos (dados do SIBI, 2010). Além de seu acervo físico, o SIBI oferece serviços de Biblioteca Virtual, disponíveis para todos os docentes, funcionários e estudantes, a saber, Catálogo On-Line - Pergamum, Biblioteca Digital - BDTD, Periódicos Eletrônicos, Livros Eletrônicos e Repositório Institucional (RI-UFBA). Em especial, o SIBI provê acesso a diversas bases de dados de acesso público, por exemplo, Portal de Periódicos/CAPES e Scielo, e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.
 
A partir de 2012, o SIBI disponibilizou para a comunidade o Repositório Institucional da UFBA (RI-UFBA). O RI-UFBA tem o propósito de divulgar a produção acadêmica desenvolvida no âmbito da universidade. A iniciativa do RI-UFBA coloca a universidade em conformidade com os anseios da comunidade científica mundial que apóia o movimento de Acesso Aberto às informações. A UFBA tem estimulado seus professores e estudantes a depositar artigos e trabalhos acadêmicos no RI-UFBA. Informações adicionais e consultas ao acervo digital do SIBI-UFBA estão disponíveis no site: http://www.sibi.ufba.br/.
 
Além do acervo presente nas bibliotecas da UFBA, os grupos de pesquisa do DCC-UFBA dispõem de acervo bibliográfico em suas linhas de atuação, adquirido com verbas de projetos de pesquisa -- em geral, um volume de cada título de interesse -- para consultas de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Em conjunto, este pequeno acervo inclui cerca de 1.500 volumes -- cerca de 500 livros e algumas coleções de periódicos da área de Ciência da Computação (Communications of the ACM, IEEE Computer, Journal of the Brazilian Computer Society, Transactions on Software Engineering, etc.). Este acervo específico é renovado anualmente, com verbas de projetos de pesquisa dos docentes do DCC-UFBA.

Laboratórios de Suporte

O Instituto de Matemática oferece ambiente computacional para o desenvolvimento de trabalhos, dissertações e teses de alunos de pós-graduação. Atualmente, há dois laboratórios de suporte, de uso geral, para a pós-graduação em Ciência da Computação.

(L1) Laboratório de Pós-Graduação em Computação I

Laboratório reformado em 2012 com verba da FAPESB (Edital de Infra - FAPESB 2012). Este laboratório possui ar-condicionado, impressora e 26 postos individuais de trabalho.

sala148-b.jpg

Área total: 50 m2 (1o. andar, sala 148 do IM)

 

(L2) Laboratório de Pós-Graduação em Computação II

Laboratório reformado em 2012 com verba da FAPESB (Edital de Infra - FAPESB 2012). Este laboratório possui ar-condicionado, impressora e 16 postos individuais de trabalho.

IMG_1293.JPG

Área total: 24 m2 (térreo, sala 19 do IM)

Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento

Há diversos grupos de pesquisa vinculados ao PGCOMP e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Em geral, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) estão associados a esses grupos.
 

(LP1) Laboratório de Engenharia de Software

Laboratório localizado no prédio do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF-1), a 300 metros de distância do IM-UFBA, equipado com verba de projeto de infraestrutura da FAPESB (Edital do Programa de Infra-Estrutura/2008). Este laboratório é utilizado apenas por estudantes de mestrado e doutorado em Computação para execução de atividades de pesquisa na área de Engenharia de Software.
Área total: 28 m2 (sala 209 do PAF-1)
 

(LP2) Laboratório do INCT para Engenharia de Software (Ponto de presença na UFBA)

Laboratório localizado no IM-UFBA, equipado com verba de subprojeto do INCT para Engenharia de Software (INES). Este laboratório é utilizado apenas por estudantes de doutorado para execução de atividades de pesquisa na área de Engenharia de Software.
Área total: 20 m2 (1o. andar do IM)
 

(LP3) Laboratório WISER

Laboratório localizado no IM-UFBA. Este laboratório é utilizado apenas por estudantes de mestrado e doutorado em Computação para execução de atividades de pesquisa nas áreas de Web e Internet.
Área total: 20 m2 (2o. andar do IM, sala 261)
 

(LP4) Laboratório de Sistemas Distribuídos

Laboratório sediado no Centro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da Informação (CICTI)-UFBA, anexo ao IM-UFBA, e ligado ao laboratório de pesquisa LaSiD. Comporta atualmente seis professores doutores do DCC-UFBA, dois funcionários de apoio, e diversos alunos. Os computadores são utilizados por alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado sob orientação dos professores do LaSiD. O laboratório conta com quatro servidores de aplicação e 25 computadores desktop.
Área total: 90 m2 (1o. andar do IM)