Proap

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) é um incentivo da CAPES que financia atividades dos cursos de pós-graduação, proporcionando melhores condições para a formação de recursos humanos. A  Portaria 156/2014 estabelece todos os itens financiáveis pelo PROAP, como realização de eventos técnico-científicos, manutenção de equipamentos e laboratórios de ensino e pesquisa, produção de material didático e aquisição de novas tecnologias em informática.
 
A Resolução 02/2022-PGCOMP, de 20 de Maio de 2022, dispõe sobre o apoio a pesquisa científica do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
 
 
Como solicito o auxílio?
 
1 - O docente ou discente do PGCOMP deve solicitar a aprovação do auxílio através do Formulário de Solicitação Proap. Se houver algum inconformidade com a solicitação, a Comissão Proap contacta o solicitante diretamente.
 
2 - A comissão Proap aprecia o pedido do passo 1 em reunião do colegiado do PGCOMP. 
 
3 - O solicitante entra em contato com o CEAPG-IC (ceapg-ic@ufba.br) para envio da documentação e trâmite financeiro. 
 
A partir de que data as despesas (inscrições, diárias, passagens) poderão ser reembolsadas ou pagas em 2022?
 
 
E 20 de outubro de 2022 é o prazo para utilização recurso com auxílio financeiro, reembolsos, diárias e passagens.
 
Quantas diárias são financiadas pelo programa em 2022?
 
Para docentes e discentes, serão financiandas o total de dias do evento mais 2 diárias referentes ao dia anterior e posterior do evento.
 
Quais os valores de reembolso/pagamento de diárias e passagens?
 
Para docentes, os valores de passagens aéreas e diárias são fixos e pré-definidos pelo Sistema de Concessão de Diárias e Passagens. O docente pode consultar o CEAPG-IC para saber dos valores atualizados ou no momento da solicitação. Docentes que solicitarão passagens aéreas devem, antes de qualquer coisa, solicitar o afastamento junto à direção do Instituto e após a publicação no DOU, poderão então seguir para análise de vôos via CEAPG.
 
Para discentes, não há auxílio para aquisição de passagens aéreas.
 
O valor da última diária sempre será a metada dos dias anteriores.
 
Para o ano de 2022, os valores aproximados estão disponíveis na Tabela de Valores de Apoio Proap  (Aprovação: ata 142 de 20/05/2022 às 9h). 
 
Importante: qualquer reembolso ou auxílio depende de aprovação em reunião do colegiado, mediante confirmação da solicitação pela comissão de bolsas. Além disso, o reembolso das inscrições ocorre apenas para comprovamentes de pagamento no nome do solicitante, nunca terceiros.
 
Quem aprova as minhas solicitações?
 
Todas as solicitações devem ser apreciadas em reunião do colegiado e devem constar em ata para que se inicie o fluxo do uso do recurso.
 
Após aprovação da solicitação em reunião, o solicitante deve consultar o CEAPG-IC para preenchimento de formulários no caso de reembolso.
 
Quanto tempo leva para o ressarcimento da inscrição em evento científico ou despesa reembosável?
 
Não há prazo fixo pré-determinado. Sim, pode levar até 12 meses, e pode ocorrer no ano seguinte ao da data de pagamento da inscrição no evento.
 
Há outros apoios além do Proap na UFBA?
 
Há sim, acessem o link de editais da Propg/UFBA (https://fomentopropg.ufba.br/editais)
 
Há conferências ou workshops fora do índice restrito que são apoiadas?
 
 
Lista de veículos predatórios não financiáveis:
 
A Tabela de Veículos Predatórios será definida.
 
Agradecimentos e visibilidade.
 
Todos as publicações apoiadas pelo PROAP devem ter o reconhecimento destacado na versão final de seus artigos, conforme Resolução. Caso postem fotos nas redes sociais das suas apresentações ou premiações nas conferênicas ou workshops, agradeçemos se puderem sempre marcar as redes sociais do PGCOMP e Insituto de Computação.
 
 
Quem constitui a comissão Proap?
 
Membros Titulares
 
  • Prof. Frederico Durão
  • Prof. Ivan Machado
  • Prof. George Lima
 
Membro Suplente
 
  • Prof. Gustavo Bittencourt

 

Duvidas e contato em geral: proap.pgcomp@ufba.br