As diretrizes para revalidações de diplomas estrangeiros estão disponíveis no site https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/junho/nova-portaria-regulamenta-revalidacao-de-diplomas-estrangeiros
Apoio
O discente deve preencher o formulario disponível aqui e enviar email ao ceapg-ic para os tramites finais. Em caso de dúvidas, mandar e-mail ceapg-ic ou pgcomp@ufba.br.
Após aprovação da banca em reunião colegiada, o docente deve cadastrar a defesa de mestrado ou doutorado no SIGAA seguindo este PROCEDIMENTO.
A regras para mudança de orientação estão dispostas em resolução específica disponíveis em https://pgcomp.ufba.br/normas.
O formulário para mudança de orientação está disponível neste link.
1° Passo – O orientador deve entregar a ata de defesa assinada por todos os membros da banca examinadora e a coordenação deverá consolidar a atividade de defesa de tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Matrículas > Atividades > Consolidar);
2° Passo – O aluno deverá submeter a tese/dissertação com a ficha catalográfica e a Citação da CAPES (Portal do Discente, Aba Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter Teses/Dissertações);
3° Passo – O orientador deverá aprovar a tese/dissertação submetida pelo aluno (Portal do Docente, Aba Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos → Revisar Tese/Dissertação, colocando a tese/dissertação com status de "Aprovada"; Em seguida, os Passos 4, 5 e 6 serão finalizados automaticamente, pois o sistema da biblioteca ainda não está vinculado ao SIGAA.
7° Passo – O aluno deverá assinar o termo de autorização eletronicamente no SIGAA (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização);
O aluno precisa cadastrar a versão final do seu trabalho no repositório institucional da UFBA através do e-mail: repositorio@ufba.br.
8° Passo – A coordenação deverá receber a tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Confirmar Recebimento de Tese/Dissertação, colocando o status de "Recebida e Validada"), assim como verificar se o discente cumpriu todas as exigências estabelecidas no Regimento do Programa e no Regulamento Geral vigentes;
9° Passo - O aluno deve escanear e inserir no sistema o RG, o CPF e o diploma da graduação (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Acompanhar Procedimento Após Defesa → Validar Documentos Obrigatórios);
10° Passo – A coordenação deve verificar e validar os documentos inseridos pelo aluno (RG, CPF e diploma de graduação), no Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Validar Documentação para Homologação de Diploma; após o 9° Passo, a coordenação deverá entregar na PROPPG a documentação impressa do aluno (Dissertação/Tese impressa e em CD, nada consta da biblioteca e termo de autorização de publicação na biblioteca, assinado pelo aluno e orientador).
11° Passo – Após verificação e aprovação dos documentos pela PROPPG, a coordenação deverá solicitar a homologação do diploma, no Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Aluno → Conclusão → Homologação de Diploma > Solicitar Homologação de Diploma.
O login e senha de acesso à Rede UFBA é muito importante para a sua vida acadêmica. Você precisará dela para acessar o e-mail institucional da UFBA e vários outros sistemas.
O e-mail institucional da UFBA é utilizado para comunicação entre os estudantes e o PGCOMP. Você precisa dele.
Você também precisará da senha para acessar sistemas como o SISAU (sistema de línguas), UFBA CARD, EDUROAM (Wi-Fi acadêmico mundial), CAFÉ, Registro de Placas, o AVA-UFBA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o Sistema de Teleconferência da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).
De posse do login e senha do e-mail também é possível acessar as ferramentas da Google (ex. calendário e drive) através da UFBA.
Seguem abaixo as instruções para criação do login e senha de acesso à Rede e ao e-mail institucional da UFBA.
Este site esclarece dúvidas sobre o acesso aos sistemas UFBA
Este PDF tem as orientações para criação do email institucional UFBA
Este vídeo da Escola de Música tem o passo a passo e outras informações relevantes:
Para mais informações: https://sti.ufba.br/duvidas-
(b) Apresentar comprovação de submissão de artigo relativo a seu trabalho de tese de doutorado em periódico classificado como A1, A2 ou B1 no QUALIS/CAPES
da área de Ciência da Computação.
Centro e Apoio à Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (CEAPG ceapg-ic@ufba.br)
- Todas as dúvidas e demais questionamentos devem ser encaminhados para o Centro e Apoio à Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IC através do e-mail ceapg-ic@ufba.br.
Lista Discente
- As informações oficiais do PGCOMP são enviadas para a lista pgcomp-discentes <pgcomp-discentes-l@listas.ufba.br>
- Caso o aluno não esteja inscrito na lista, ele deve solicitar sua inclusão ao CEAPG ceapg-ic@ufba.br.
- O aluno também pode se inscrever diretamente através do website https://listas.ufba.br/wws/subscribe/pgcomp-discentes-l.
Os bolsistas em Produtividade em Pesquisa (PQ) em Ciência da Computação estão disponíveis nesse link.
O estágio docente está disposto neste link.
Antes de solicitar a extensão da bolsa, os bolsistas devem garantir que atendem às normas de extensão encontradas na resolução de bolsas.
A solicitação de extensão de bolsa deve ser realizada através desse formulário.
O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
Todos os prazos estão definidos na Resolução de Prazos que regulamenta os prazos máximos para realização de atividades e requisitos para a conclusão de mestrado e doutorado no PGCOMP.
As bolsas institucionais são destinadas aos alunos com dedicação exclusiva do PGCOMP e sem qualquer vínculo empregatício.
Os editais, em geral, são lançados após os processos seletivos. Todos são divulgados na lista de alunos do PGCOMP.
Para mais informações, visite a resolução de bolsas do PGCOMP.
TUTORIAL PARA HOMOLOGAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES
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Aprovação em exame de proficiência em inglês e envio para registro no histórico no CEAPG.
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Assinatura dos membros da banca do termo de aprovação (solicite ao seu orientador).
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Ficha catalográfica da biblioteca Omar Catunda email: bibcientec@ufba.br.
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Disponível no link Ficha catalográfica os campos em azul são de preenchimento obrigatório pelo estudante. Ou pode ser gerada pelo formulário.
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Solicitar via email a ficha catalográfica. No corpo do email deve conter os seguintes dados: nome completo, número de matrícula, título da dissertação/tese e resumo. Em anexo deverá ser enviado os elementos pré-textuais (todas as páginas até a introdução) da dissertação/tese e a ficha de catalogação. O número total de páginas deve ser igual ao numeração da última página do documento (não utilizar o total de páginas do overleaf).
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Email de exemplo:
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Aguardar o retorno da biblioteca com a ficha catalográfica com os campos preenchidos e adicionar no template do overleaf juntamente com o termo de aprovação. A ordem inclusão deve ser: capa azul - folha de rosto - capa de apresentação - ficha catalográfica - termo de aprovação.
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O número da ata de defesa deve ser incluído na capa azul no campo \covercode{xxx} do overleaf. A ata está disponível no SIGAA→Ensino→Produções acadêmicas→Acompanhar procedimento pós defesa→baixar ata da defesa e folha de correções.
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Submissão da versão final via SIGAA (garanta que a versão final contenha todos os ajustes previamente descritos).
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Aguardar a aprovação do orientador no SIGAA.
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Inclusão do manuscrito no Repositório Institucional da UFBA.
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Siga o tutorial abaixo até etapa 3 para criação da conta no repositório.
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Link para repositório de dissertação: https://repositorio.ufba.br/files/TUTORIAL_DISSERTACAO.PDF
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Link para repositório de tese: https://repositorio.ufba.br/files/TUTORIAL_TESE.pdf
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Envie email para repositorio@ufba.br solicitando a liberação de acesso para criação do repositório. No email deve ter obrigatoriamente nome cadastrado, sobrenome cadastrado, programa, curso e documento que será submetido e em anexo a versão final da dissertação/tese. Email Exemplo:
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Após a confirmação do cadastro será possível dar continuidade no tutorial desta seção no item (a).
7. Aguardar a homologação do manuscrito em ata do colegiado. Obs: Fazer o acompanhamento no SIGAA.
8. Inserir documentos [RG, CPF, Diploma (gradução ou mestrado)].
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Manuscrito segue para confecção do diploma.
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Finalização quando o status do discente passa a ser CONCLUÍDO.