Apoio

1° Passo – O orientador deve entregar a ata de defesa assinada por todos os membros da banca examinadora e a coordenação deverá consolidar a atividade de defesa de tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Matrículas > Atividades > Consolidar);

 

2° Passo – O aluno deverá submeter a tese/dissertação com a ficha catalográfica e a Citação da CAPES (Portal do Discente, Aba Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter Teses/Dissertações);

 

3° Passo – O orientador deverá aprovar a tese/dissertação submetida pelo aluno (Portal do Docente, Aba Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos → Revisar Tese/Dissertação, colocando a tese/dissertação com status de "Aprovada"; Em seguida, os Passos 4, 5 e 6 serão finalizados automaticamente, pois o sistema da biblioteca ainda não está vinculado ao SIGAA.

 

7° Passo – O aluno deverá assinar o termo de autorização eletronicamente no SIGAA (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização);

 

8° Passo – A coordenação deverá receber a tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Confirmar Recebimento de Tese/Dissertação, colocando o status de "Recebida e Validada"), assim como verificar se o discente cumpriu todas as exigências estabelecidas no Regimento do Programa e no Regulamento Geral vigentes;

 

9° Passo - O aluno deve escanear e inserir no sistema o RG, o CPF e o diploma da graduação (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Acompanhar Procedimento Após Defesa → Validar Documentos Obrigatórios);

 

10° Passo – A coordenação deve verificar e validar os documentos inseridos pelo aluno (RG, CPF e diploma de graduação), no Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Validar Documentação para Homologação de Diploma; após o 9° Passo, a coordenação deverá entregar na PROPPG a documentação impressa do aluno (Dissertação/Tese impressa e em CD, nada consta da biblioteca e termo de autorização de publicação na biblioteca, assinado pelo aluno e orientador).

 

11° Passo – Após verificação e aprovação dos documentos pela PROPPG, a coordenação deverá solicitar a homologação do diploma, no Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Aluno → Conclusão → Homologação de Diploma > Solicitar Homologação de Diploma.

O login e senha de acesso à Rede UFBA é muito importante para a sua vida acadêmica. Você precisará dela para acessar o e-mail institucional da UFBA e vários outros sistemas.

 

O  e-mail institucional da UFBA é utilizado para comunicação entre os estudantes e o PGCOMP. Você precisa dele.

 

Você também precisará da senha para acessar sistemas como o SISAU (sistema de línguas), UFBA CARD, EDUROAM (Wi-Fi acadêmico mundial), CAFÉ, Registro de Placas, o AVA-UFBA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o Sistema de Teleconferência da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).

De posse do login e senha do e-mail também é possível acessar as ferramentas da Google (ex. calendário e drive) através da UFBA.   

Seguem abaixo as instruções para criação do  login e senha de acesso à Rede e ao e-mail institucional da UFBA.

Este site esclarece dúvidas sobre o acesso aos sistemas UFBA

Este PDF  tem as orientações para criação do email institucional UFBA

Este vídeo da Escola de Música tem o passo a passo e outras informações relevantes: 

Para mais informações: https://sti.ufba.br/duvidas-sobre-acesso-saiba-como-proceder-0

As atividades MATE93 – Defesa de Proposta de Mestrado (Produção Científica I) e MATA35  –  Elaboração de Tese de Doutorado (Produção Científica II) são utilizadas para formalmente verificar se o discente pode prosseguir para sua defesa de mestrado ou doutorado. Estes são componentes muito importantes que devem ser tratados com cuidado pelo orientador e pelo discente. 
 
Os orientadores e o CEAPG irão realizar os procedimentos descritos abaixo para avaliar o cumprimento das atividades MATE93 e MATA35.
 
Ao final do semestre no qual o aluno se matriculou nestes componentes, geralmente no semestre imediatamente anterior ao da sua defesa (e no limite no próprio semestre da defesa, mas antes de marcar a banca), o orientador irá pedir à secretaria do programa (ceapg-ic@ufba.br) o histórico do aluno, e realizar as seguintes verificações:
 
Verificação 1 - Pendências no histórico
 
Será verificado se o aluno:
 
1 - defendeu a proposta e a aprovação está lá;
2 - cumpriu todos os créditos;
3 - cumpriu as disciplinas obrigatórias da grade correspondente;
4 - cumpriu o(s) estágio(s) docente(s);
5 - e, está dentro do prazo.
 
Dúvidas sobre o histórico devem ser imediatamente esclarecidas junto ao CEAPG
 
Verificação 2 - Cumprimento dos requisitos mínimos de produção científica
 
O orientador irá conferir se a produção intelectual do aluno, obtida ao longo do seu curso, é suficiente para solicitar a defesa. 
 
As regras vigentes são as seguintes:
 
Para Mestrado, (MATE94): 
 
De acordo com a Resolução 04/2016: 
 
Submissão de artigo científico sobre o tema do seu trabalho de mestrado, na condição de primeiro autor e em co-autoria com seu orientador no PGCOMP, em veículo classificado no QUALIS/CAPES da área de Ciência da Computação.
 
Para doutorado (MATA35)
 
De acordo com a Resolução 03/2016:
 
O aluno deverá atender aos dois requisitos abaixo:
(a) Apresentar no mínimo 70 (setenta) pontos referentes a publicação de artigo(s) relacionado(s) ao seu trabalho de tese de doutorado, em co-autoria com seu orientador, em veículo classificado no QUALIS/CAPES da área de Ciência da Computação;
(b) Apresentar comprovação de submissão de artigo relativo a seu trabalho de tese de doutorado em periódico classificado como A1, A2 ou B1 no QUALIS/CAPES
da área de Ciência da Computação. 
(NOTE QUE COMO O QUALIS MUDOU, a interpretação utilizada será a de ter submetido um artigo para periódico classificado como A1, A2, A3, ou A4 - atual índice restrito do qualis).
 
Uma vez realizadas as verificações, com o aluno sendo aprovado em MATE93 e MATA35 em um dado semestre, a verificação é válida até a defesa do aluno. 
 
Cabe ressaltar que os requisitos atuais de produção científica poderão ser reajustados, provavelmente com a barra subindo mais um pouco, no futuro. 
 
Finalmente, apontamos ainda que estes são requisitos mínimos de produção científica. Os discentes do PGCOMP devem buscar ter produção científica bem mais destacada do que é atualmente demandado para aprovação em MATE93 e MATA35.

Centro e Apoio à Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (CEAPG ceapg-ic@ufba.br)

  • Todas as dúvidas e demais questionamentos devem ser encaminhados para o Centro e Apoio à Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do IC através do e-mail ceapg-ic@ufba.br.

Lista Discente

Os bolsistas em Produtividade em Pesquisa (PQ) em Ciência da Computação estão disponíveis nesse link.

O estágio docente está disposto neste link.

Antes de solicitar a extensão da bolsa, os bolsistas devem garantir que atendem às normas de extensão encontradas na resolução de bolsas.

A solicitação de extensão de bolsa deve ser realizada através desse formulário.

 

Todas as co-orientações do PGCOMP devem possuir anuência do colegiado, portanto devem ser comunicadas.
 
A co-orientação deve ser indicada ao PGCOMP através do seguinte:
 
 
 

O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

 
De acordo com o CA-CC-Capes, o conceito de “Lista Qualis”, seja de conferências ou de periódicos, não existe mais. O Novo Qualis, chamado de “Qualis Referência”, é calculado utilizando-se indicadores bibliométricos e seus percentis, a saber: • Web of Science: Fator de Impacto (FI) • Scopus: CiteScore • Google Scholar. A classificação das publicações deverá seguir as recomendações da CAPES para a área de Ciência da Computação divulgadas neste LINK.
 
O cálculo para definição do estrato qualis (A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3 e B4) para Periódicos e Eventos Científicos pode ser encontrado neste LINK. Em suma, o cálculo deve ser feito da seguinte maneira:
 
Para journal:
 
1 - acesse o Scopus (https://www.scopus.com/sources.uri)
2 - pesquise o journal
3 - verifique o valor da coluna "Highest percentile"
4 - aplique a regra abaixo:
 
A1: >= 87.5%
A2: >= 75%
A3: >= 62.5%
A4: >= 50%
B1: >= 37.5%
B2: >= 25%
B3: >= 12.5%
B4: < 12.5%
 
Para conferência:
 
2 - pesquise a conferência
3 - verifique o valor da coluna "h5-índice"
4 - aplique a regra abaixo:
 
A1: >= 35
A2: >= 25
A3: >= 20
A4: >= 15
B1: >= 12
B2: >= 9
B3: >= 6
B4: >= 0
 
 
O script a partir do link abaixo é uma iniciativa volutária (não oficial) do PPGCC/PUCRS para automatizar a verificação do Qualis, entretanto, recomendamos que sempre que possível seja feita uma conferência manual de acordo a informação anterior. Importante: esse site pode não estar atualizado e não deve ser utilizado como referência oficial.
 

 

 

Todos os prazos estão definidos na Resolução de Prazos que regulamenta os prazos máximos para realização de atividades e requisitos para a conclusão de mestrado e doutorado no PGCOMP.

As bolsas institucionais são destinadas aos alunos com dedicação exclusiva do PGCOMP e sem qualquer vínculo empregatício.

Os editais, em geral, são lançados após os processos seletivos. Todos são divulgados na lista de alunos do PGCOMP.

Para mais informações, visite a resolução de bolsas do PGCOMP.

 

 

Após a defesa, e a consequente aprovação da versão final de sua tese ou dissertação, por favor submetam o pedido de homologação do trabalho através do formulário abaixo:

 

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO PARA HOMOLOGAÇÃO 

  

A razão é que este formulário coloca a homologação em uma planilha e salva o texto da sua tese em uma pasta para apreciação em reunião do colegiado.

 

Solicito ainda que vocês produzam um PDF da versão final com as capas do PGCOMP e a folha do termo de aprovação já assinado, seguindo esse exemplo.

 

Os fontes da capa em .cdr estão disponíveis neste link.

 

Ao nomear o PDF, que é enviado através do formulário, por favor utilize a seguinte nomenclatura: 

 

PGCOMP-2021-Tese_Doutorado-seu_nome

 

ou 

 

PGCOMP-2021-Dissertação_Mestrado-seu_nome

 

Esses procedimentos ajudarão bastante a homologar e organizar os trabalhos produzidos no PGCOMP.

As informações sobre o Proap e Formulário de Solicitação estão disponíveis em: https://pgcomp.ufba.br/proap.