A regras para mudança de orientação estão dispostas em resolução específica disponíveis em https://pgcomp.ufba.br/normas.
O formulário para mudança de orientação está disponível neste link.
A regras para mudança de orientação estão dispostas em resolução específica disponíveis em https://pgcomp.ufba.br/normas.
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1° Passo – O orientador deve entregar a ata de defesa assinada por todos os membros da banca examinadora e a coordenação deverá consolidar a atividade de defesa de tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Matrículas > Atividades > Consolidar);
2° Passo – O aluno deverá submeter a tese/dissertação com a ficha catalográfica e a Citação da CAPES (Portal do Discente, Aba Ensino > Produções Acadêmicas > Submeter Teses/Dissertações);
3° Passo – O orientador deverá aprovar a tese/dissertação submetida pelo aluno (Portal do Docente, Aba Ensino → Orientações Pós-Graduação → Meus Orientandos → Revisar Tese/Dissertação, colocando a tese/dissertação com status de "Aprovada"; Em seguida, os Passos 4, 5 e 6 serão finalizados automaticamente, pois o sistema da biblioteca ainda não está vinculado ao SIGAA.
7° Passo – O aluno deverá assinar o termo de autorização eletronicamente no SIGAA (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Termo de Autorização);
8° Passo – A coordenação deverá receber a tese/dissertação (Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Confirmar Recebimento de Tese/Dissertação, colocando o status de "Recebida e Validada"), assim como verificar se o discente cumpriu todas as exigências estabelecidas no Regimento do Programa e no Regulamento Geral vigentes;
9° Passo - O aluno deve escanear e inserir no sistema o RG, o CPF e o diploma da graduação (Portal do Discente, Aba Ensino → Produções Acadêmicas → Acompanhar Procedimento Após Defesa → Validar Documentos Obrigatórios);
10° Passo – A coordenação deve verificar e validar os documentos inseridos pelo aluno (RG, CPF e diploma de graduação), no Portal do Coordenador Stricto sensu, Aba Aluno → Conclusão → Validar Documentação para Homologação de Diploma; após o 9° Passo, a coordenação deverá entregar na PROPPG a documentação impressa do aluno (Dissertação/Tese impressa e em CD, nada consta da biblioteca e termo de autorização de publicação na biblioteca, assinado pelo aluno e orientador).
11° Passo – Após verificação e aprovação dos documentos pela PROPPG, a coordenação deverá solicitar a homologação do diploma, no Portal do Coordenador Stricto sensu, aba Aluno → Conclusão → Homologação de Diploma > Solicitar Homologação de Diploma.
O login e senha de acesso à Rede UFBA é muito importante para a sua vida acadêmica. Você precisará dela para acessar o e-mail institucional da UFBA e vários outros sistemas.
O e-mail institucional da UFBA é utilizado para comunicação entre os estudantes e o PGCOMP. Você precisa dele.
Você também precisará da senha para acessar sistemas como o SISAU (sistema de línguas), UFBA CARD, EDUROAM (Wi-Fi acadêmico mundial), CAFÉ, Registro de Placas, o AVA-UFBA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e o Sistema de Teleconferência da RNP (Rede Nacional de Pesquisa).
De posse do login e senha do e-mail também é possível acessar as ferramentas da Google (ex. calendário e drive) através da UFBA.
Seguem abaixo as instruções para criação do login e senha de acesso à Rede e ao e-mail institucional da UFBA.
Este site esclarece dúvidas sobre o acesso aos sistemas UFBA
Este PDF tem as orientações para criação do email institucional UFBA
Este vídeo da Escola de Música tem o passo a passo e outras informações relevantes:
Para mais informações: https://sti.ufba.br/duvidas-
Centro e Apoio à Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (CEAPG ceapg-ic@ufba.br)
Lista Discente
Os bolsistas em Produtividade em Pesquisa (PQ) em Ciência da Computação estão disponíveis nesse link.
O estágio docente está disposto neste link.
Antes de solicitar a extensão da bolsa, os bolsistas devem garantir que atendem às normas de extensão encontradas na resolução de bolsas.
A solicitação de extensão de bolsa deve ser realizada através desse formulário.
O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
Todos os prazos estão definidos na Resolução de Prazos que regulamenta os prazos máximos para realização de atividades e requisitos para a conclusão de mestrado e doutorado no PGCOMP.
As bolsas institucionais são destinadas aos alunos com dedicação exclusiva do PGCOMP e sem qualquer vínculo empregatício.
Os editais, em geral, são lançados após os processos seletivos. Todos são divulgados na lista de alunos do PGCOMP.
Para mais informações, visite a resolução de bolsas do PGCOMP.
Após a defesa, e a consequente aprovação da versão final de sua tese ou dissertação, por favor submetam o pedido de homologação do trabalho através do formulário abaixo:
FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO PARA HOMOLOGAÇÃO
A razão é que este formulário coloca a homologação em uma planilha e salva o texto da sua tese em uma pasta para apreciação em reunião do colegiado.
Solicito ainda que vocês produzam um PDF da versão final com as capas do PGCOMP e a folha do termo de aprovação já assinado, seguindo esse exemplo.
Os fontes da capa em .cdr estão disponíveis neste link.
Ao nomear o PDF, que é enviado através do formulário, por favor utilize a seguinte nomenclatura:
PGCOMP-2021-Tese_Doutorado-seu
ou
PGCOMP-2021-Dissertação_
Esses procedimentos ajudarão bastante a homologar e organizar os trabalhos produzidos no PGCOMP.
As informações sobre o Proap e Formulário de Solicitação estão disponíveis em: https://pgcomp.ufba.br/proap.