DISCENTE: SANDRO DE CARVALHO FRANCO
DATA : 08/11/2022
HORA: 9:00
TÍTULO:
INTEGRAÇÃO SEMÂNTICA DE DADOS DE SAÚDE PÚBLICA UTILIZANDO GRAFOS DE CONHECIMENTOS SEMÂNTICOS
RESUMO:
Os sistemas de informação da Saúde Pública brasileira são compostos por bases de dados com assuntos heterogêneos que, em alguns casos, se relacionam semanticamente entre si. Há um grande desafio em propor soluções que disponibilizem acesso integrado, uma vez que estes dados são armazenados geralmente em bases diferentes, com consultas especializadas por base.
A utilização de ontologias propõe facilitar o acesso a dados de fontes heterogêneas através da definição de um vocabulário comum com a representação de equivalências semânticas existentes nas bases e, dessa forma, unificar as consultas para os usuários finais.
A proposta deste trabalho é realizar integração de bases heterogêneas, mediante utilização de Grafos de Conhecimento Semântico (GCS) e, ao final, disponibilizar uma ontologia de domínio capaz de responder consultas complexas no contexto da saúde pública.
Para este projeto serão utilizadas bases do SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos) e do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade), ambas do Sistema Único de Saúde (SUS). Também serão utilizados dados do e-SUS Notifica, com dados relacionados a notificações de Covid19 oriundas do município de Camaçari, na Bahia. A implementação dessa integração tem como objetivo principal auxiliar os gestores no processo de extração de indicadores importantes sobre óbitos, vacinados, internações e notificações, além de mostrar o uso de GCS em sistemas de saúde.
ORIENTADOR:
Laís do Nascimento Salvador
MEMBROS DA BANCA:
Membro Interno: Frederico Araujo Durão
Membro Interno 2: Robespierre Dantas da Rocha Pita
Membro Suplente Interno: Ecivaldo de Souza Matos
Membro Suplente interno 2: Marlo Vieira dos Santos e Souza
Data da Defesa:
11/08/2022 - 09:00
Tipo de Defesa:
Qualificação de Mestrado