A Lightweigth and Low-Cost Payment Blockchain-Based Platform for E-Commerce Transactions

Nome do aluno

Davi Lima Alves

Título do trabalho

A LIGHTWEIGHT AND LOW-COST PAYMENT BLOCKCHAIN-BASED PLATFORM FOR E-COMMERCE TRANSACTIONS

Resumo do trabalho

Realizar compras online está presente diariamente na vida das pessoas, entretanto, este procedimento exige o envio de dados de clientes para diferentes sistemas, e muitas vezes esses sistemas compartilham informações sensíveis com seus parceiros sem autorização, criando um risco à segurança ao compartilhar tais dados. Ainda, em muitos casos quando uma pessoa viaja para um país diferente de sua origem e deseja realizar compras é exigida a transação de câmbio para moeda local que tem custo elevado. As blockchains revolucionaram o modo de fazer pagamentos online e intrinsecamente de forma segura eliminando a entidade centralizadora e autorizativa, a exemplo da Bitcoin, primeira blockchain utilizada em larga escala. Entretanto, a literatura científica registra a dificuldade diante da alta frequência de transações na Bitcoin, alto tempo de transações, e, também, seu alto custo por transação além da limitação da linguagem Scrypt para desenvolvimento de aplicações. Nesse passo a blockchain Ethereum surge como alternativa à Bitcoin, num ambiente de aplicações mais complexas com maior frequência de aplicações e número de transações por segundo, mas, ainda distante da performance de soluções como cartão de crédito, o que desfavorece esta “cadeia de blocos” ante soluções tradicionais de pagamento como o cartão de crédito, além disso teve por um grande período altas taxas de custo por transação. Do estudo deste contexto propõe-se modelo de pagamento de transações para o varejo por meio da blockchain a partir de Prova de Conceito (POC) voltada para restaurantes utilizando o Software Development Kit (SDK) da blockchain Lisk. A POC Lisk Restaurante representa uma integração da Lisk blockchain na indústria de alimentos permitindo clientes comprarem comida de forma rápida e segura através de sidechains - blockchains exclusivas para transações especiais tipo-restaurantes, sem intermediação e com menores taxas ao utilizar um único cripto ativo no mundo: o LSK. Realizou-se estudo empírico da solução proposta no qual é avaliada o desempenho de transações em bloco, taxas de transação, auditabilidade, escala de solução, privacidade e segurança no envio de mensagens em transações. Os resultados foram utilizados na comparação com dados da literatura das blockchains Bitcoin, Ethereum, e Multichain. Os resultados apontam que, as transações especiais utilizadas na Lisk Restaurante permitem garantir privacidade de dados para seus clientes, pois, apenas ao recipiente de uma transação é possível acessar dados sensíveis de remetente. Assim, através de pesquisa, revisão da literatura e experimentos de avaliação de desempenho foi observado que a solução de sidechain para restaurantes demonstrou eficiência da tecnologia blockchain em prover serviços globais de forma menos custosa do que meios de pagamentos comuns; também, quando comparadas suas taxas de transações com outras blockchains como Bitcoin ou Ethereum, pois, seus valores são menores e mantida a privacidade de seus clientes. Ainda, a nova solução demonstrou aumento na capacidade de transações Food em um único bloco e melhor escalabilidade por meio de sidechains, as quais, aceitam transações específicas ao negócio envolvido o que difere de blockchains únicas como Bitcoin ou Ethereum que executam transações de diversas finalidades, superando também à primeira versão da Prova de Conceito (PoC) Lisk Restaurante (ALVES, 2021b), ultrapassando em duas vezes a capacidade de número de transações ou frequência, em um bloco.

Orientador

Manoel Mendonça

Membro Titular 1

Prof. Cássio Prazeres (do PGCOMP-UFBA)