Nome do aluno
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Ariel Menezes de Almeida Júnior
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Título do trabalho
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Modelagem Causal para Estudo de Viés Racial em Sistemas de Detecção de Face
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Resumo do trabalho
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Algoritmos de detecção e reconhecimento facial têm sido amplamente adotados para as mais diversas aplicações como, por exemplo, em redes sociais que automaticamente detectam e reconhecem todas as pessoas presentes em imagens publicadas. No entanto, com o crescimento do uso de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) em geral, começaram a surgir questionamentos relacionados à existência de vieses. Em muitas situações foram encontrados vieses que afetam minorias historicamente oprimidas. Como exemplo, foi notado viés racial em muitos sistemas de reconhecimento facial utilizados pela polícia americana, o que levou à suspensão do uso dessa tecnologia em alguns estados, à descontinuação do desenvolvimento em algumas empresas, como a IBM, e pesquisadores a pedirem para seus colegas pararem de trabalhar nestes sistemas devido ao impacto sobre pessoas de diferentes raças e etnias. A problemática supracitada motiva o estudo e avaliação da existência de viés em um sistema, baseado em IA, para detectar fraudes no transporte público de Salvador (Brasil). Considerando que Salvador é a cidade brasileira com maior percentual de negros, qualquer erro pode afetar um número significativo de usuários, levando a um alto número de falsos positivos. Em estudos anteriores desenvolvidos pelo grupo de pesquisa em que o proponente deste projeto pertence, foram realizados testes estatísticos para verificar se há correlação entre a taxa de erro e a raça e gênero. Os resultados indicaram a existência dessa correlação, ou seja, há uma maior taxa de erro de detecção facial em usuários pretos ou pardos e mulheres. Com base em tais resultados, uma questão principal motiva o desenvolvimento deste projeto: Há, de fato, uma relação causal entre a raça e a taxa de erros na detecção? Para avaliar essa questão, este trabalho tem como objetivo principal criar um modelo causal que permita avaliar a influência da cor de pele no sistema de detecção facial utilizado no transporte público de Salvador.
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Orientador
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Ricardo Araújo Rios
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Co-orientador (opcional)
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Marcelo Magalhães Taddeo
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Membro Titular Externo (com afiliação)
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Renato Porfirio Ishii
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Membro Titular Interno ou Titular Externo 2 (com afiliação)
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Tatiane Nogueira Rios
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Membro Suplente Externo(com afiliação)
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Ricardo Marcondes Marcacini
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Membro Suplente Interno ou Suplente Externo 2 (com afiliação)
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Diego Furtado Silva
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Data da defesa
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28 May, 2024
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Horário da defesa
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9:30 AM
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