Banca de DEFESA: LAECIO ARAUJO COSTA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAECIO ARAUJO COSTA
DATA : 28/09/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/kxx-tfmu-mev
TÍTULO:
SapeS: Uma arquitetura de avaliação do desempenho acadêmico na Educação à Distância baseada em Learning Analytics e Ontologias
PALAVRAS-CHAVES:
Learning Analytics, Ontologias, Sistema de Gerenciamento da Aprendizagem; Educação a Distância; Taxonomia dos Objetivos Educacionais;
PÁGINAS: 343
RESUMO:
A Educação a Distância, acompanhada pela evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação, vem apresentando índices de matrículas superiores às matrículas no ensino tradicional presencial. Aliado a este crescimento, educadores passaram a gerenciar turmas com um número maior de alunos geograficamente distribuídos e, ainda assim, não conseguem aplicar os mesmos mecanismos de avaliação, observação e acompanhamento do aluno utilizados no ensino presencial. Desta forma, surgem desafios aos professores quanto ao acompanhamento do progresso acadêmico dos estudantes pautado no cumprimento dos objetivos educacionais planejados e na avaliação do desempenho acadêmico supervisionando a aquisição de conhecimento. Acompanhar as experiências de aprendizagem dos alunos nos Sistemas de Gerenciamento da Aprendizagem (SGA) para avaliar o desempenho acadêmico e o progresso dos estudantes é um dos desafios mais intensos e exaustivos para os educadores devido a quantidade de dados educacionais produzidos e aos diversos indicadores da aprendizagem disponíveis no SGA. Assim, esta pesquisa objetiva investigar como uma abordagem de monitoramento e avaliação de dados educacionais sobre o percurso acadêmico do aluno no SGA, chamada SapeS, pode impactar positivamente no processo de ensino e aprendizagem na Educação a Distância. A solução proposta processa dados educacionais provenientes do SGA, extrai conhecimento útil e disponibiliza informações para educadores e alunos baseado em técnicas de Learning Analytics e Ontologias Computacionais, norteados por Taxonomia dos Objetivos Educacionais. A solução foi desenvolvida baseada na metodologia Design Science Research (DSR) e aplicada em um contexto real para avaliação junto à população (n=24). Por meio dos dados coletados e análises realizadas, foi verificado que houve uma forte adesão ao uso da ferramenta SapeS proposta e uma diferença significativamente positiva entre os dados coletados em diferentes momentos da investigação. Foram verificados maior engajamento, motivação e participação nas atividades acadêmicas do curso investigado e maior atenção dos docentes quanto a avaliação do percurso do aluno, além da verificação e adequação do planejamento pedagógico em relação à situação dos discentes face aos objetivos educacionais. Este trabalho apresenta contribuições para professores e alunos da Educação a Distância oferecendo suporte ferramental, frente ao grande volume de dados educacionais oriundos do SGA.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2352062 - MARLO VIEIRA DOS SANTOS E SOUZA
Interno - 1583256 - ECIVALDO DE SOUZA MATOS
Externo à Instituição - FREDERICO LUIZ GONÇALVES DE FREITAS - UFPE
Externo à Instituição - LEÔNIDAS DE OLIVEIRA BRANDÃO - USP
Externo à Instituição - PAULEANY SIMOES DE MORAIS - IFRN