Uma Proposta de Processo de Desenvolvimento de Software para Bahia Robotic Team

Nome do aluno

 

Ellen Margareth Jesus Casaes

 

Título do trabalho

 

UMA PROPOSTA DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA BAHIA ROBOTIC TEAM

 

Resumo do trabalho

 

O Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (ACSO) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tem se destacado na participação em competições científicas, sendo especialmente reconhecido por sua equipe, o Bahia Robotics Team 3D (BahiaRT), que compete em diversas ligas da Robot World Cup (RoboCup), incluindo a liga de Futebol de Robôs em Simulação 3D. O BahiaRT utiliza Sistemas Multiagentes (SMAs) para desenvolver estratégias de jogo e coordenação entre robôs autônomos, com aprendizado por reforço para melhorar suas táticas. A equipe conquistou prêmios notáveis nas competições RoboCup e Competição Brasileira de Robótica (CBR)/ Latin American Robotics Competition (LARC).
Apesar do sucesso, a ausência de um processo de software definido no ACSO pode prejudicar a escalabilidade dos projetos da equipe BahiaRT, afetando a gestão de código, documentação e colaboração, bem como o progresso e a entrega de software.
Estudos recentes buscam adaptar processos de software para SMAs, mas muitos deles não abordam todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software. Isso pode resultar em soluções incompletas, lacunas no entendimento do contexto e desafios na avaliação do desempenho.
Ter um processo adequado é essencial para otimizar esforços, elevar a qualidade dos projetos e estimular a inovação da equipe. Este trabalho visa especificar e avaliar um processo de desenvolvimento de software adaptado ao futebol de robôs com aprendizado por reforço no ACSO. Inicialmente, uma análise dos processos de software do ACSO foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores da equipe para compreender práticas, identificar lacunas e melhorias. Com base nessa análise, ações foram definidas para estabelecer um processo adaptado, que inclui etapas, diretrizes e teste em um projeto-piloto com a equipe BahiaRT. O processo será refinado continuamente com base em feedbacks e avaliações ao longo da dissertação.
A especificação do processo visa trazer benefícios significativos para a equipe BahiaRT, melhorando a gestão de código, documentação e colaboração. Além disso, o processo servirá como referência para outros times na RoboCup, possibilitando melhorias nas práticas de desenvolvimento e padronização de atividades, resultando em resultados mais consistentes e competitivos no desenvolvimento de software para o futebol de robôs.

 

Orientador

 

Rita Suzana Pitangueira Maciel

 

Co-orientador

 

Tatiane Nogueira Rios

 

Membro Titular 1

 

Marlo Vieira dos Santos e Souza

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/8734792579019380

 

Membro Titular 2

 

Ana Patricia Mascarenhas

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/9035802389892301

 

Suplente 1

 

Daniela Barreiro Claro

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/9217378047217370

 

Suplente 2

 

Marco Antonio da Costa Simões

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/0319800678858096

 

Data do exame

 

18 Oct, 2023

 

Horário do exame

 

9:00 AM

 

 

Data da Defesa: 
18/10/2023 - 09:00
Tipo de Defesa: 
Qualificação de Mestrado