A sala 12 é de uso dos alunos do PGCOMP, sendo 16 lugares fixos e 11 rotativos.
A seguir estão as normas de utilização da Sala de Pós-Graduação (Sala 12) do Instituto de Computação
Horário de Funcionamento
- O Sala 12 está disponível de Segunda à Sexta-feira, das 07:00 às 22:30 e aos Sábados das 09:00 às 18:00.
- A utilização do espaço aos domingos, feriados, datas especiais ou em horários não previstos anteriormente deve ser aprovada pela direção do Instituto de Computação através do e-mail ic@ufba.br. A solicitação deve ser feita com antecedência, salvo em casos de emergência.
Usuários
- Enquadra-se como usuário da Sala de Pós-Graduação todo e qualquer integrante do corpo discente, regularmente matriculado como aluno regular ou especial, de Mestrado ou Doutorado do PGCOMP. Os alunos do PGCOMP em caráter de matrícula especial terão acesso apenas ao semestre vigente. A portaria terá acesso à lista de todos os alunos regulares ou especiais para permitir o acesso.
- A alocação do lugares de posição fixa é exclusiva dos alunos matriculados em caráter regular. Os alunos em caráter de matrícula especial apenas poderão utilizar os lugares reservado ao uso rotativo.
- As instruções de login das máquinas rotativas, sem seção, e sem possibilidade de instalação de qualquer software, estão disponíveis na própria Sala 12.
- A interrupção de vínculo, seja de alunos regulares ou especiais, acarretará na imediata perda do direito de utilização da sala.
Biometria
- Todos os usuários da sala deveram cadastrar a biometria. O cadastro será realizado pelos alunos do DA PGCOMP que estarão na sala.
- Os alunos que ainda não possuirem biometria, devem acessar a sala utilizando a TAG disponível na portaria. Ao pegar a TAG, o aluno deverá assinar a ficha na portaria, abrir a sala, e devolver a TAG.
- Os membros do DA PGCOMP e representação discente possuem preivilégio para cadastrar a biometria de todos os demais alunos.
- Ao passo que os alunos forem se desligando do PGCOMP, seus acessos, serão revogados.
Utilização
- Há 27 lugares disponíveis. Destes, 11 lugares serão de uso rotativo para discentes registrados para usarem a sala, e 16 serão lugares de uso fixo, podendo ser utilizados 1 ou 2 turnos.
- A representação discente (https://pgcomp.ufba.br/representacao-discente) será responsável pelo controle da ocupação dos lugares fixos.
- A solicitação de utilização dos lugares fixos deve ser realizada através do FORMULÁRIO DE ALOCAÇÃO FIXA DA SALA 12.
- A utilização da sala é voltada para atividades acadêmicas ligadas ao ensino e pesquisa do PGCOMP.
- É vedada a utilização da sala para fins de estudos/reuniões em grupo presenciais e/ou onlines, evitando o incômodo aos demais presentes.
- O uso de equipamentos com som é permitido apenas com uso de fones de ouvido. É vedada a utilização de desktops pessoais.
- É permitida a utilização de desktops pertencentes à instituição/projeto de pesquisa.
- O uso de notebooks pessoais é permitido desde que sejam utilizados pelo proprietário ou responsável durante sua permanência no laboratório. Sob qualquer hipótese, o PGCOMP terá responsabilidade sob qualquer pertence ou equipamento pessoal deixado no laboratório.
Deveres
- Zelar pelas instalações e recursos computacionais;
- Zelar pela limpeza do ambiente;
- Zelar pela ordem e bem estar dos presentes, evitando a perturbação do próximo;
- Solicitar à coordenação do PGCOMP ou representação discente a autorização para utilização da sala;
- Registrar sua entrada/saída na sala em lista de controle existente dentro da sala.
- Comunicar à Coordenação do PGCOMP, Representação Discente ou Portaria qualquer tipo de intercorrências tais como subtração de equipamentos, alteração na estrutura física da sala, danos, vazamentos, presença de fogo, etc.
Proibições
Fica expressamente proibido no âmbito da utilização da sala:
- Fumar ou consumir cigarros, charutos ou congêneres;
- Utilizar equipamentos de comunicação como telefones celulares em viva voz, ou outros instrumentos e ações que perturbem a ordem local;
- Realizar estudos/reuniões em grupo, incluindo onlines, evitando o incômodo aos demais presentes;
- Realizar qualquer reserva sobre as máquinas, estações de trabalho ou espaços da sala, preservando o seu caráter rotativo e de uso geral.
- “Montar” uma estação de trabalho com desktop e/ou equipamentos pessoais fixos descaracterizando o uso geral. Nenhum aluno tem autorização para ser “dono” de uma das baias disponíveis. Salvo com autorização expressa da coordenação do curso.