Avaliação Automática de Mapas Conceituais para Identificar Indícios de Aprendizagem Significativa

Nome completo do aluno

 

Silvio Luiz Bragatto Boss

 

Título do trabalho

 

Avaliação automática de mapas conceituais para identificar indícios de aprendizagem significativa

 

Resumo do trabalho

 

Mapas Conceituais são ferramentas pedagógicas amplamente utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem. De forma geral, podem ser definidos como diagramas com organização hierárquica que apresentam relações entre conceitos. São um importante instrumento para o ensino e avaliação do conhecimento por representarem, entre outras características, a estrutura cognitiva do aprendiz. Os mapas conceituais estão fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, assim, é possível avaliar os mapas com base em aspectos dessa teoria, como as categorias-chave da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Estas representam informações sobre o processo de construção do conhecimento sendo, portanto, fundamentais para uma avaliação de aprendizagem significativa. As categorias-chave podem ser identificadas no processo de elaboração dos mapas, no entanto, este processo não vem sendo muito explorado na literatura. A maioria dos trabalhos focam na análise comparativa entre o mapa do aprendiz e um mapa de referência para verificar se os conceitos e relações estão representados corretamente. A análise comparativa entre mapas é importante, mas não suficiente para uma avaliação da aprendizagem significativa, visto que as categorias-chave bem como outras informações da estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, como ele constrói e reconstrói seu conhecimento no decurso do seu processo de aprendizagem, são essenciais para identificar indícios de aprendizagem. Na literatura, há trabalhos que analisam a estrutura do mapa conceitual para classificar a qualidade da aprendizagem em aprendizagem mecânica, significativa ou não-aprendizagem, mas não analisa o processo de construção do mapa e nenhuma discussão é feita sobre a automatização da avaliação. Pesquisas no campo da Informática na Educação têm investigado o problema de se avaliar a aprendizagem, comparando mapas conceituais de aprendizes com um mapa de referência, por meio de ferramentas computacionais. Há diversas soluções que envolvem análise estrutural utilizando padrões de comparação e análise semântica por meio de ontologias de domínio. Esta tese de doutorado apresenta um modelo e um método para avaliação de mapas conceituais que considera avaliação sintática e semântica bem como o processo de construção de mapas, propondo critérios para identificar indícios de aprendizagem mecânica, significativa e não-aprendizagem. São consideradas avaliação qualitativa e quantitativa. Um framework conceitual é especificado fornecendo um arcabouço sobre a organização e estruturação de avaliação de mapas conceituais para apoiar a construção de sistemas computacionais para a sua automatização. Foram desenvolvidos estudos de caso, que serviram como uma primeira avaliação do método proposto.
Palavras-chave: Mapas conceituais; Aprendizagem significativa; Processo de construção de mapas conceituais; Framework conceitual; Modelo de avaliação de mapas conceituais.

 

Orientador

 

Aline Maria Santos Andrade

 

Co-orientador

 

Ecivaldo de Souza Matos

 

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Data da defesa

 

17 Aug, 2023

 

Horário da defesa

 

9:00 AM

 

 

Data da Defesa: 
17/08/2023 - 09:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Doutorado