Nome completo do aluno
|
Silvio Luiz Bragatto Boss
|
Título do trabalho
|
Avaliação automática de mapas conceituais para identificar indícios de aprendizagem significativa
|
Resumo do trabalho
|
Mapas Conceituais são ferramentas pedagógicas amplamente utilizadas para facilitar o processo de aprendizagem. De forma geral, podem ser definidos como diagramas com organização hierárquica que apresentam relações entre conceitos. São um importante instrumento para o ensino e avaliação do conhecimento por representarem, entre outras características, a estrutura cognitiva do aprendiz. Os mapas conceituais estão fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, assim, é possível avaliar os mapas com base em aspectos dessa teoria, como as categorias-chave da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Estas representam informações sobre o processo de construção do conhecimento sendo, portanto, fundamentais para uma avaliação de aprendizagem significativa. As categorias-chave podem ser identificadas no processo de elaboração dos mapas, no entanto, este processo não vem sendo muito explorado na literatura. A maioria dos trabalhos focam na análise comparativa entre o mapa do aprendiz e um mapa de referência para verificar se os conceitos e relações estão representados corretamente. A análise comparativa entre mapas é importante, mas não suficiente para uma avaliação da aprendizagem significativa, visto que as categorias-chave bem como outras informações da estrutura cognitiva do aprendiz, ou seja, como ele constrói e reconstrói seu conhecimento no decurso do seu processo de aprendizagem, são essenciais para identificar indícios de aprendizagem. Na literatura, há trabalhos que analisam a estrutura do mapa conceitual para classificar a qualidade da aprendizagem em aprendizagem mecânica, significativa ou não-aprendizagem, mas não analisa o processo de construção do mapa e nenhuma discussão é feita sobre a automatização da avaliação. Pesquisas no campo da Informática na Educação têm investigado o problema de se avaliar a aprendizagem, comparando mapas conceituais de aprendizes com um mapa de referência, por meio de ferramentas computacionais. Há diversas soluções que envolvem análise estrutural utilizando padrões de comparação e análise semântica por meio de ontologias de domínio. Esta tese de doutorado apresenta um modelo e um método para avaliação de mapas conceituais que considera avaliação sintática e semântica bem como o processo de construção de mapas, propondo critérios para identificar indícios de aprendizagem mecânica, significativa e não-aprendizagem. São consideradas avaliação qualitativa e quantitativa. Um framework conceitual é especificado fornecendo um arcabouço sobre a organização e estruturação de avaliação de mapas conceituais para apoiar a construção de sistemas computacionais para a sua automatização. Foram desenvolvidos estudos de caso, que serviram como uma primeira avaliação do método proposto.
|
Orientador
|
Aline Maria Santos Andrade
|
Co-orientador
|
Ecivaldo de Souza Matos
|
Membro Titular Externo 1 (com afiliação)
|
Crediné Sila de Menezes (UFRGS)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Titular Externo 2 (com afiliação)
|
Lynn Rosalina Gama Alves (UFBA)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Titular Interno 1 ou Titular Externo 3 (com afiliação)
|
Marlo Vieira dos Santos e Souza (PGCOMP)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Titular Interno 2 ou Titular Externo 4 (com afiliação)
|
Débora Abdalla Santos (UFBA)
|
Link para o curriculum lattes
|
//lattes.cnpq.br/
|
Membro Suplente Externo 1 (com afiliação)
|
Rozelma Soares de França (UFRPE)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Suplente Externo 2 (com afiliação)
|
Davidson Cury (UFES)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Suplente Interno 1 ou Suplente Externo 3 (com afiliação)
|
Luma da Rocha Seixas (UFBA)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro Suplente Interno 2 ou Suplente Externo 4 (com afiliação)
|
Rita Suzana Pitangueira Maciel (PGCOMP)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Data da defesa
|
17 Aug, 2023
|
Horário da defesa
|
9:00 AM
|