Como funciona a avaliação em MATE93 e MATA35 - Preparação para Defesa?

As atividades MATE93 – Defesa de Proposta de Mestrado (Produção Científica I) e MATA35  –  Elaboração de Tese de Doutorado (Produção Científica II) são utilizadas para formalmente verificar se o discente pode prosseguir para sua defesa de mestrado ou doutorado. Estes são componentes muito importantes que devem ser tratados com cuidado pelo orientador e pelo discente. 
 
Os orientadores e o CEAPG irão realizar os procedimentos descritos abaixo para avaliar o cumprimento das atividades MATE93 e MATA35.
 
Ao final do semestre no qual o aluno se matriculou nestes componentes, geralmente no semestre imediatamente anterior ao da sua defesa (e no limite no próprio semestre da defesa, mas antes de marcar a banca), o orientador irá pedir à secretaria do programa (ceapg-ic@ufba.br) o histórico do aluno, e realizar as seguintes verificações:
 
Verificação 1 - Pendências no histórico
 
Será verificado se o aluno:
 
1 - defendeu a proposta e a aprovação está lá;
2 - cumpriu todos os créditos;
3 - cumpriu as disciplinas obrigatórias da grade correspondente;
4 - cumpriu o(s) estágio(s) docente(s);
5 - e, está dentro do prazo.
 
Dúvidas sobre o histórico devem ser imediatamente esclarecidas junto ao CEAPG
 
Verificação 2 - Cumprimento dos requisitos mínimos de produção científica
 
O orientador irá conferir se a produção intelectual do aluno, obtida ao longo do seu curso, é suficiente para solicitar a defesa. 
 
As regras vigentes são as seguintes:
 
Para Mestrado, (MATE93): 
 
De acordo com a Resolução 04/2016: 
 
Submissão de artigo científico sobre o tema do seu trabalho de mestrado, na condição de primeiro autor e em co-autoria com seu orientador no PGCOMP, em veículo classificado no QUALIS/CAPES da área de Ciência da Computação.
 
Para doutorado (MATA35)
 
De acordo com a Resolução 03/2016:
 
O aluno deverá atender aos dois requisitos abaixo:
(a) Apresentar no mínimo 70 (setenta) pontos referentes a publicação de artigo(s) relacionado(s) ao seu trabalho de tese de doutorado, em co-autoria com seu orientador, em veículo classificado no QUALIS/CAPES da área de Ciência da Computação;
(b) Apresentar comprovação de submissão de artigo relativo a seu trabalho de tese de doutorado em periódico classificado como A1, A2 ou B1 no QUALIS/CAPES
da área de Ciência da Computação. 
(NOTE QUE COMO O QUALIS MUDOU, a interpretação utilizada será a de ter submetido um artigo para periódico classificado como A1, A2, A3, ou A4 - atual índice restrito do qualis).
 
Uma vez realizadas as verificações, com o aluno sendo aprovado em MATE93 e MATA35 em um dado semestre, a verificação é válida até a defesa do aluno. 
 
Cabe ressaltar que os requisitos atuais de produção científica poderão ser reajustados, provavelmente com a barra subindo mais um pouco, no futuro. 
 
Finalmente, apontamos ainda que estes são requisitos mínimos de produção científica. Os discentes do PGCOMP devem buscar ter produção científica bem mais destacada do que é atualmente demandado para aprovação em MATE93 e MATA35.