Estratégias Para Adoção Das Redes Experimentais No Ensino De Redes De Computadores: Dispositivos Para Orientação Docente

Nome do aluno

 

Jane Barbosa Santos

 

Título do trabalho

 

Estratégias Para Adoção Das Redes Experimentais No Ensino De Redes De Computadores: Dispositivos Para Orientação Docente

 

Resumo do trabalho

 

Na tentativa de promover uma aprendizagem ativa, dinâmica e centrada no aluno, diversas instituições têm investido no uso de simuladores, jogos, laboratórios virtuais, e mais recentemente ambientes de redes experimentais (testbeds) como uma alternativa tecnológica para a realização de laboratórios práticos. Os testbeds já são utilizados como plataformas para apoio ao desenvolvimento de pesquisas na área de redes há um tempo, e é comum que com o passar do tempo as tecnologias empregadas na sua construção se tornem obsoletas e menos interessante para os pesquisadores, fazendo com que seus projetos iniciais sejam descontinuados. Sendo assim, são necessários novos incentivos e parcerias para manter o testbed ativo, e é justamente nesse cenário, que observa-se uma oportunidade para o uso desses ambientes na educação. Porém, mesmo com as vantagens de proporcionar uma formação diferenciada aos alunos, já que os testes no testbeds são realizados com equipamentos reais, seu uso no ensino ainda é baixo, uma vez que, não há um sistema que oriente o professor no uso desses ambientes para potencializar o processo de ensino e aprendizagem pelos alunos, tampouco há técnicas de avaliação que considerem suas especificidades. Neste sentido, apresentamos nesta dissertação dois produtos: o dispositivo de avaliação RUBIK, criado para permitir a avaliação de cursos que utilizam testbeds sob diferentes perspectivas e um Guia de Recomendações com recomendações básicas para orientar os professores na inserção dos testbeds em sala de aula. O objetivo do RUBIK é avaliar a efetividade dos testbeds no ensino de redes de computadores, bem como se tornar uma ferramenta genérica para avaliação de cursos que utilizam esses ambientes como infraestrutura tecnológica para realização de laboratórios práticos. O guia tem como objetivo contribuir para o processo de adoção dos testbeds em sala de aula, ampliando assim as oportunidades de aprendizagem dos alunos, a partir da aplicação de conceitos teóricos em situações práticas. Assim, os recursos apresentados nesta dissertação (RUBIK e Guia de Recomendações) contribuem para apoiar o professor através da sinalização de critérios importantes a serem considerados desde a fase de elaboração até a efetiva avaliação de cursos que utilizam testbeds como infraestrutura tecnológica para realização de laboratórios práticos.

 

Orientador

 

Leobino Nascimento Sampaio

 

Co-orientador

 

Maria Carolina Santos de Souza

 

Membro Titular Externo (com afiliação)

 

Joberto Sérgio Barbosa Martins (UNIFACS)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/8321013081371965

 

Membro Titular Interno ou Titular Externo 2 (com afiliação)

 

Ecivaldo de Souza Matos (UFBA)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/6875886650307656

 

Membro Suplente Externo (com afiliação)

 

José Augusto Suruagy Monteiro (UFPE)

 

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http://lattes.cnpq.br/2887736963561252

 

Membro Suplente Interno ou Suplente Externo 2 (com afiliação)

 

Christina von Flach Garcia Chavez

 

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http://lattes.cnpq.br/1827829018668226

 

Data da defesa

 

07 Dec, 2022

 

Horário da defesa

 

8:00 AM

 

 

Data da Defesa: 
07/12/2022 - 08:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Mestrado