LOMC - Uma proposta de extensão do padrão de metadados LOM para descrever competências: um estudo com casos PBL em disciplinas de Teoria da Computação

Nome do aluno

 

Jessica de Souza Santana

 

Título do trabalho

 

LOMC - UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO DO PADRÃO DE METADADOS LOM PARA DESCREVER COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO COM CASOS PBL EM DISCIPLINAS DE TEORIA DA COMPUTAÇÃO

 

Resumo do trabalho

 

Considerando a relevância da utilização das competências no meio educacional e a expansão dos objetos de aprendizagem que utilizam metadados, são necessárias ferramentas para buscar e recuperar recursos educacionais. O objetivo desta pesquisa é criar um padrão de metadados para descrever competências em recursos educacionais e construir um repositório de casos PBL anotados com o padrão proposto, dado que, os padrões de metadados existentes não dispõem de uma vertente centrada em competências e não possuem recursos para anotação semântica nos recursos educacionais. Para identificar as possíveis contribuições do padrão de metadados complementar, serão utilizadas as descrições semânticas dos casos PBL baseando-se em competências. Pretende-se conduzir um estudo de caso com abordagem qualitativa, e avaliar os resultados que serão obtidos na aplicação mediante a entrevistas abertas a professores que lecionam as disciplinas de Teoria da Computação, na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

 

Orientador

 

Laís do Nascimento Salvador

 

Membro Titular 1

 

Luma da Rocha Seixas

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/7728566152192331

 

Membro Titular 2

 

Vaninha Vieira dos Santos

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/7992586996463223

 

Suplente 1

 

Rita Suzana Pitangueira Maciel

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/0290950513716961

 

Suplente 2

 

Marlo Vieira dos Santos e Souza

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/8734792579019380

 

Data do exame

 

17 Oct, 2022

 

Horário do exame

 

9:00 AM

 

 

Data da Defesa: 
17/10/2022 - 09:00
Tipo de Defesa: 
Qualificação de Mestrado