Modelo de Agrupamento Dinâmico de Múltiplos Fluxos de Dados Utilizando VER em Redes Ópticas Translúcidas

Banca de DEFESA: CARLOS FERNANDO SILVA FERNANDES DE ABREU NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE : CARLOS FERNANDO SILVA FERNANDES DE ABREU NETO

DATA : 15/12/2020

HORA: 14:00

LOCAL: ONLINE

TÍTULO:

MODELO DE AGRUPAMENTO DINÂMICO DE MÚLTIPLOS FLUXOS DE DADOS UTILIZANDO VER EM REDES ÓPTICAS TRANSLÚCIDAS

 



PALAVRAS-CHAVES:

Alocação de Regeneradores, Redes Ópticas Elásticas, Redes Elásticas Translúcidas, Regenerador Elástico Virtualizado, Provisionamento de Serviço



PÁGINAS: 85

RESUMO:

Com o grande crescimento da demanda de tráfego nas redes de computadores, as Redes Ópticas Elásticas surgiram como uma promissora evolução tecnológica das redes ópticas para o desenvolvimento de soluções com foco na utilização eficiente dos recursos de rede. Diferentemente das tradicionais redes WDM, que trabalham com alocação de recursos de grade fixa, nas EONs a largura de banda de um caminho óptico é escalável, podendo variar de acordo com a necessidade de cada conexão, adaptando-se dinamicamente a cada demanda de tráfego, garantindo o uso mais eficiente dos recursos espectrais. Neste contexto, o uso dos recursos torna-se cada vez mais equilibrado, possibilitando maior redução de custos em diversos fatores tecnológicos. No entanto, com a popularização da internet e a busca por atender uma maior gama de possibilidades tecnológicas com eficiência, pesquisadores vem concentrando seus esforços para uma utilização ainda mais estratégica destes recursos de rede. As Redes Ópticas Elásticas Translúcidas, através de estratégicas eficientes, utiliza fortemente o conceito de elasticidade e adaptabilidade com o uso de equipamentos de regeneração do sinal. Os Regeneradores Elásticos Virtualizados são equipamentos capazes de se adaptar dinamicamente de acordo com a demanda de tráfego, onde a medida que não são mais necessários, o VER é liberado para utilização de novas demandas. Desta forma é possível atender um número maior de conexões ópticas e atingir maiores distâncias com eficiência energética e redução de custo. Essas novas tecnologias de transmissão apresentam características complementarem, que as utilizando combinados a outros conceitos, trás grandes benefícios a empresas e usuários. O estabelecimento de conexões orientadas por prazo, pode ser adiado até o momento em que se tenha recursos disponíveis para atender ao prazo exigido. A possibilidade de programar uma requisição pode trazer benefícios tantos para usuários quanto para as empresas provedoras de serviços. Se não houver recursos disponíveis, o estabelecimento de uma nova conexão poderá ser adiado, desta forma é possível atender um maior número de requisições evitando aumento na taxa de bloqueios. Em conjunto com o provisionamento agendado das requisições, a criação de lotes de requisições, contribui para a flexibilização na hora de estabelecer novas conexões. Um lote é um conjunto de requisições que chegam em um determinado momento e que não são provisionadas de imediato, ou seja, cada requisição receberá um determinado deadline onde seu estabelecimento deverá ser atendido dentro deste prazo. Caso não haja recursos, ao final do deadline a conexão deverá ser bloqueada. O agendamento em lotes permitem maiores combinações aproveitando ao máximo os recursos disponíveis de rede, evitando assim aumento do consumo energético e redução do número de bloqueios das requisições.

Diante disso, este trabalho apresenta uma nova metodologia para enfrentar o problema do aumento exponencial de tráfego na rede de comunicação, considerando a redução de custo naturalmente prioritária. Para atingir tais expectativas, a metodologia proposta consiste no desenvolvimento de um modelo de agrupamento e compartilhamento dinâmico de recursos de equipamentos de regeneração, além da combinação de tecnologias na criação de lotes de requisição com provisionamento agendado. Os resultados obtidos através de simulações por software implementado pelo próprio autor, indicam que o modelo se mostrou eficaz, e foi capaz de reduzir consideravelmente a taxa de bloqueio, a quantidade de recursos com VER utilizado e consequentemente gerou maior eficiência energética, quando comparado aos mesmos métodos sem a utilização desta metodologia de agrupamento, criação de lotes de requisição e provisionamento agendado.



MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 1814505 - GUSTAVO BITTENCOURT FIGUEIREDO

Externo à Instituição - HELDER MAY NUNES DA SILVA OLIVEIRA - UFPA

Externo à Instituição - JULIANA DE SANTI - UTFPR

Data da Defesa: 
15/12/2020 - 14:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Mestrado