Nome do aluno
|
Diego Zabot
|
Título do trabalho
|
Stimulating the development of computational reasoning by game design strategies
|
Resumo do trabalho
|
À medida que o mundo muda, o contexto educacional também muda. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece habilidades e competências contemporâneas que todos os estudantes devem desenvolver ao longo do ensino fundamental. O Raciocínio Computacional (RC), um conjunto de habilidades cognitivas baseadas em estratégias científicas ou operacionais da Ciência da Computação, pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades contemporâneas indicadas na BNCC. As habilidades do RC, diferentemente dos recursos tecnológicos, podem servir na vida cotidiana, tanto dentro como fora do ambiente escolar. No entanto, as habilidades do RC por si só são insuficientes para promover o protagonismo dos alunos, pois elas exigem o uso de metodologias ativas ou contemporâneas, incentivando assim a autonomia dos alunos. Nesse contexto, a pesquisa investigará como as estratégias de design de interação e de jogos podem ajudar a estimular o desenvolvimento do RC na educação básica. Estudos pilotos mostram que os professores que testaram essa metodologia têm uma atitude positiva em relação a ela, pensando que seus alunos podem desenvolver habilidades como colaboração, criatividade, criticidade e tomada de decisão, entre outras.
|
Orientador
|
Ecivaldo de Souza Matos (PGCOMP/UFBA) - PQ-1D
|
Co-orientador
|
Lynn Rosalina Gama Alves (IHAC/UFBA) - DT-1D
|
Membro externo 1
|
Debora Nice Ferrari Barbosa (FEEVALE) - DT-1D
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Membro interno 1
|
Rodrigo Rocha Gomes e Souza (IC/UFBA)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Suplente do membro externo
|
Taciana Pontual da Rocha Falcão (UFRPE)
|
Link para o curriculum lattes
|
http://lattes.cnpq.br/
|
Suplente do membro interno
|
Cristiano Maciel (UFMT) - PQ-2
|
Link para o curriculum lattes
|
https://lattes.cnpq.br/
|
Data do exame
|
18 Aug, 2023
|
Horário do exame
|
2:00 PM
|