Ensino de Programação por Meio da Robótica Educacional: Contexto dos Estudantes do Curso Técnico de Informática do CETEP/LNAB

 

Nome do aluno

 

Andressa Mirella Filgueiras da Silva

 

Título do trabalho

 

Ensino de Programação por Meio da Robótica Educacional: Contexto dos Estudantes do Curso Técnico de Informática do CETEP/LNAB

 

Resumo do trabalho

 

A Robótica Educacional destaca-se como uma abordagem pedagógica capaz de potencializar o aprendizado em programação de computadores e fomentar o engajamento estudantil na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esta dissertação tem como objetivo investigar o impacto da Robótica Educacional no contexto dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, utilizando uma pesquisa participante realizada por meio de um Clube de Robótica em um Centro Territorial de Educação Profissional. A metodologia adotada incluiu avaliação inicial dos níveis de engajamento e conhecimento prévio dos estudantes, seguida de atividades práticas semanais com a aplicação de conceitos de programação mediada pela robótica. Na etapa final, avaliou-se quantitativa e qualitativamente a evolução do engajamento e do conhecimento técnico dos participantes. Os resultados demonstram um aumento expressivo do engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, bem como uma melhoria consistente no domínio de habilidades técnicas em programação. Conclui-se que a utilização da Robótica Educacional é eficaz para reduzir barreiras cognitivas e promover um ambiente de aprendizado mais interativo e acessível aos estudantes da modalidade técnica integrada ao Ensino Médio.

 

Orientador

 

Marlo Vieira dos Santos e Souza

 

Membro Titular Externo (com afiliação)

 

Luma da Rocha Seixas (UFBA)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/7728566152192331

 

Membro Titular Interno ou Titular Externo 2 (com afiliação)

 

Karina Moreira Menezes (UFBA)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/2341150601702150

 

Membro Suplente Externo (com afiliação)

 

Débora Abdalla Santos

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/0147487762250438

 

Membro Suplente Interno ou Suplente Externo 2 (com afiliação)

 

Laís do Nascimento Salvador

 

Link para o curriculum lattes

 

https://lattes.cnpq.br/1972531466861737

 

Data da defesa

 

26 Mar, 2025

 

Horário da defesa

 

3:00 PM

 

Quais os principais impactos deste trabalho (social, tecnológico, científico, ambiental)?

 

Social: Promoveu a inclusão digital e tecnológica dos estudantes, especialmente aqueles provenientes de áreas rurais com acesso limitado à tecnologia, proporcionando-lhes oportunidades igualitárias de aprendizagem e desenvolvimento técnico.
Tecnológico: Possibilitou o desenvolvimento prático e a implementação de soluções tecnológicas reais por meio de projetos realizados pelos próprios estudantes, fortalecendo o domínio técnico e a autonomia na aplicação de conceitos.
Científico: Contribuiu para o avanço do conhecimento teórico sobre metodologias ativas, especialmente no ensino de programação, ampliando o entendimento sobre o papel da Robótica Educacional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Educacional: Resultou em melhorias claras no engajamento emocional, cognitivo e comportamental dos estudantes, com reflexos diretos na qualidade do aprendizado e na evolução das competências técnicas relacionadas à programação.

 

 

Data da Defesa: 
26/03/2025 - 15:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Mestrado