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Resumo do trabalho |
Nos últimos anos tem-se observado um interesse crescente em processos de garantia da
qualidade dos modelos de Processos em Business Process Model and Notation (BPMN)
(MELLO; MOTTA; TRAVASSOS, 2016). Isso pode ser alcançado por meio da inspeção,
uma técnica de análise estática que demonstra potencial para identificar problemas em
artefatos de software. A inspeção de modelos de processos com checklists, apesar de ainda
pouco explorada na literatura de processos, é um importante instrumento para apoiar o
processo de inspeção na detecção de defeitos, visando à qualidade dos artefatos. A com-
plexidade dos modelos de processos, a carência de estudos sobre inspeção realizada por
humanos e a busca pela qualidade dos modelos, impulsionaram esta pesquisa, focando na
qualidade Transparência. A transparência dos modelos BPMN contribui para a descrição
dos modelos de processos, melhorando o entendimento e a compreensão, beneficiando não
apenas a eficiência interna como a gestão e a comunicação, mas também resultando em
benefícios estratégicos, como boa reputação, credibilidade e o compartilhamento de infor-
mações de qualidade. Assim, ao avaliar os itens do checklist que dá suporte à avaliação
da qualidade dos modelos, de forma sistemática e agregando o conhecimento do Catálogo
de Transparência, no checklist de uma organização do segmento da justiça, identificou-se
oportunidades de evoluir as práticas de verificação de modelos de processos em BPMN.
Com isso, foi possível identificar os itens relacionados à transparência e assegurar oportu-
nidades de melhoria nos mesmos. Este trabalho propõe um Checklist ( Process Checklist),
um instrumento de inspeção, focado na transparência, para potencializar a qualidade dos
modelos de processos em BPMN, identificando problemas de qualidade no modelo. O
checklist, desenvolvido para uso humano, foi avaliado anonimamente por especialistas
em modelagem de processos. A partir dos resultados da primeira avaliação da usabili-
dade, eficiência e eficácia do Process Checklist, realizada por 5 especialistas, identificou
oportunidades de melhoria que foram implementadas para garantir modelos de processos
transparentes, completos, objetivos, confiáveis e de qualidade. Na segunda avaliação de
desempenho, o Process Checklist obteve 69% de precisão na identificação de problemas
de qualidade em comparação com o BPCheck, demonstrado ser mais eficiente.
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