Gerenciamento da Dívida Técnica no Contexto do Desenvolvimento Ágil de Software: Aplicação das Metodologias Ágeis e de seus Componentes na Gestão da Dívida Técnica

Nome do aluno

 

Gilberto de Souza Leite

 

Título do trabalho

 

Gerenciamento da Dívida Técnica no Contexto do Desenvolvimento Ágil de Software: Aplicação das Metodologias Ágeis e de seus Componentes na Gestão da Dívida Técnica

 

Resumo do trabalho

 

Contexto: Metodologias ágeis utilizam entrega contínua, incrementais e adaptabilidade para desenvolver software que atenda às necessidades de seus usuários. No entanto, tais métodos são propensos à acumulação de dívida técnica (DT). Com o intuito de auxiliar as equipes ágeis em equilibrar os benefícios e os riscos de incorrer em dívida, o diagrama Impediments, Decision factors, Enabling practices, and Actions (IDEA) foi definido. Entretanto, estudos empíricos são necessários para investigar como os itens da DT são gerenciados nos projetos de desenvolvimento ágeis e verificar a efetividade dos diagrama IDEA nestes projetos.
Objetivos: Investigar como as equipes de software ágeis têm gerenciado itens de DT existentes em seus projetos. Adicionalmente, avaliar se os diagramas IDEA, quando integrado às práticas ágeis, apoiam efetivamente a gestão da DT do ponto de vista do desenvolvedor considerando facilidade de uso, utilidade prática e potencial de uso futuro.
Método: Para atingir esse objetivo, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura considerando 39 artigos publicados entre 2010 e 2023. Em seguida, foi definido o protocolo de um estudo de caso que será executado em um ambiente acadêmico para verificar o uso do Diagrama IDEA em projetos desenvolvidos no contexto de desenvolvimento ágil de software.
Resultados: No mapeamento, foi identificado que, dentre as metodologias ágeis, o Scrum e o XP são os mais utilizado para o gerenciamento da DT. Em relação às cerimônias, artefatos e práticas, equipes ágeis utilizam principalmente histórias de usuário e backlogs de sprint para identificar itens de DT. Sprints e backlogs de sprint são usados para monitorar a dívida, enquanto a refatoração é aplicada para prevenir e eliminar itens da DT.
Conclusão: A partir dos resultados obtido no mapeamento sistemático da literatura, um estudo de caso foi desenhado para coletar insights sobre a utilização do diagrama IDEA. Espera-se que este trabalho possa contribuir para um gerenciamento mais efetivo dos itens da DT nos projetos de desenvolvimento ágil de software.

 

Orientador

 

Manoel Gomes de Mendonça Neto (PGCOMP-UFBA)

 

Co-orientador

 

Emmanuel Sávio Silva Freire (IFCE)

 

Membro Titular 1

 

Rodrigo Oliveira Spínola (Virginia Commonwealth University - VCU - EUA)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/3699892841059441

 

Membro Titular 2

 

José Amancio Macedo Santos (UEFS)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/1111360838843470

 

Suplente 1

 

Renato Lima Novais (IFBA)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/5036544358013553

 

Suplente 2

 

Gláucya Carreiro Boechat (Universidade Católica de Salvador)

 

Link para o curriculum lattes

 

http://lattes.cnpq.br/7799035625879867

 

Data do exame

 

03 Jul, 2025

 

Horário do exame

 

10:00 AM

 

 

Data da Defesa: 
03/07/2025 - 10:00
Tipo de Defesa: 
Qualificação de Mestrado