Requisitos de Software para Adaptação de Ambientes MOOC para a Abordagem Conectivista

Banca de DEFESA: VIRGÍNIA DE SOUSA VENEGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE : VIRGÍNIA DE SOUSA VENEGA

DATA : 16/12/2020

HORA: 09:00

LOCAL: On Line - Sala do PGcomp

TÍTULO:

REQUISITOS DE SOFTWARE PARA ADAPTAÇÃO DE AMBIENTES MOOC PARA A ABORDAGEM CONECTIVISTA



PALAVRAS-CHAVES:

CMOOC, Conectivismos, Requistos de Software Educacionais



PÁGINAS: 106

RESUMO:

Massive Open Online Courses (MOOC) são cursos online abertos, em geral gratuitos, sem exigência de conhecimento prévio para participação e quantidade indefinida de participantes. MOOC podem ser divididos em dois grupos: xMOOC e cMOOC. Os ambientes xMOOC são considerados extensões de ambientes de cursos online tradicionais pois preservam características pedagógicas muito próximas, como o suporte assíncrono mínimo, avaliações genéricas e foco em recrutamento contínuo. Essa modalidade de curso, apesar de ser o tipo mais comum de MOOC e possuir suporte ao desenvolvimento bem definido, enfrenta percalços, como as altas taxas de evasão dos estudantes e dificuldades no processo de avaliação de aprendizagem. No caso dos ambientes cMOOC, MOOC sob a perspectiva da abordagem conectivista, ainda não há um consenso sobre os requisitos de software para este domínio. Considerando MOOC como um tipo de Software Educacional (SE), diversos estudos exploram a problemática da construção de SE sob a perspectiva de teorias e abordagens pedagógicas especícas para direcionar o desenvolvimento do software. Essas teorias, métodos e abordagens pedagógicos podem auxiliar na compreensão dos processos de aprendizagem & avaliação, bem como na concepção de cursos eMOOC. Observa-se então, que são raros os projetos de softwares que consideram teorias ou métodos de aprendizagem específicas desde sua idealização. Nesse sentido este trabalho buscou identificar quais são os requisitos de software necessários para o desenvolvimento de ambientes cMOOC. Para alcançar este objetivo, surveys foram aplicados a estudantes de computação de diferentes cursos e a profissionais da área de Informática e Educação a fim de capturar, os requisitos desejáveis para o desenvolvimento de MOOC conforme o conectivismo. Dois surveys foram realizados com estudantes e educadores. Como resultado, 853 potenciais requisitos foram inicialmente identficados e após sucessivos ciclos de coding, fltrados e sintetizados. Os requisitos identificados e catalogados foram alicerçados nas dimensões Abertura, Interatividade, Autonomia e Diversidade, balizadoras do conectivismo. Como resultado deste trabalho, um catálogo de requisitos de software para o desenvolvimento de cMOOC foi concebido. Com isso espera-se poder

apoiar o processo de engenharia de requisitos para domínios pedagógicos específicos e o desenvolvimento de cMOOC.



MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 1708274 - RITA SUZANA PITANGUEIRA MACIEL

Interno - 4769482 - IVAN DO CARMO MACHADO

Externo à Instituição - PAULEANY SIMOES DE MORAIS

Data da Defesa: 
16/12/2020 - 09:00
Tipo de Defesa: 
Defesa de Mestrado