Seleção de Projetos de Código Aberto para Educação em Engenharia de Software

Banca de DEFESA: MOARA SOUSA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE : MOARA SOUSA BRITO

DATA : 05/02/2021

LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/christina-von-flach-garcia-chavez

TÍTULO:

Seleção de Projetos de Código Aberto para Educação em Engenharia de Software

PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Engenharia de Software, Software de Código Aberto, Software Livre, FLOSS, Critérios de Seleção de Projetos.

RESUMO:

Contexto: O ensino-aprendizagem de Engenharia de Software (ES) em uma ou mais disciplinas, no contexto de cursos de graduação em Computação e áreas afins, tem-se mostrado desafiador. Na formação do estudante, deve-se prover uma base teórica sólida sobre conceitos básicos (requisitos, projeto, testes, dentre outros) e trabalhar tópicos relacionados a gerência de projetos, interação humano-computador, gerência de configuração e de lançamentos. Experiência prática, habilidades de comunicação e profissionalismo são dimensões que também devem ser consideradas, incluindo trabalho em equipe e ética, para preparar os estudantes para a carreira na indústria de software. Projetos de software livre/código aberto (free/libre open source software ou FLOSS) têm sido usados na Educação em Engenharia de Software (EES) como estratégia viável para trabalhar habilidades técnicas e não-técnicas na formação de estudantes preparados para atuar na indústria de software. Na literatura, estudos relatam que o uso pedagógico de projetos FLOSS trouxe benefícios para o ensino-aprendizagem de ES mas também desafios que podem comprometer a sua adoção efetiva no contexto educacional.Uma dificuldade comum está relacionada ao processo de seleção de projetos, tanto pela diversidade de projetos FLOSS disponíveis, como pela complexidade da tarefa. Em geral, o professor deve buscar manualmente, ou com apoio de diferentes ferramentas (não necessariamente projetadas para uso na Educação), um ou mais projetos para uso pedagógico na disciplina. Vários critérios podem ser considerados para a seleção de um projeto FLOSS para uso na EES, dentre eles, tamanho do projeto, quantidade de testes, linguagem de programação, tamanho da comunidade e práticas utilizadas.

Problema: O processo de seleção de um projeto FLOSS para uso pedagógico exige tempo e experiência do professor, e ainda há poucas ferramentas para apoiar tal seleção com base em critérios reconhecidos e/ou definidos pelo professor. Dessa forma, o ônus da seleção de projetos FLOSS pode atrapalhar a sua utilização no contexto da EES.

Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a utilidade de uma abordagem automatizada para apoiar o professor na seleção de projetos de código aberto guiada por critérios baseados em aspectos sócio-técnicos do projeto, para uso pedagógico em disciplinas de ES.

Métodos de Pesquisa: Uma revisão da literatura foi realizada para  identificar tipos de critérios já utilizados para a seleção de projetos FLOSS. Em seguida, um conjunto de critérios de seleção foi definido, documentado, operacionalizado e implementado na ferramenta de código aberto FlossSearch.Edu. A primeira versão da ferramenta foi avaliada por estudantes e por professores de diferentes instituições brasileiras de ensino superior. Inicialmente, estudantes usaram FlossSearch.Edu, no contexto de uma disciplina de ES, para selecionar projetos FLOSS com base em critérios definidos pelo professor e, em seguida, avaliaram o uso da ferramenta por meio de um levantamento com perguntas do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Em um estudo de natureza qualitativa e quantitativa, professores familiarizados com o uso pedagógico de projetos FLOSS, utilizaram FlossSearch.Edu em sessão individual, gravada e guiada por cenários pré-definidos, enquanto relatavam suas impressões em voz alta (protocolo ``Think Aloud"). Ao final das sessões, os professores avaliaram o uso da ferramenta por meio de um questionário TAM.

Resultados: No contexto de seleção de projetos FLOSS em que FlossSearch.Edu foi utilizada, a ferramenta foi bem avaliada. Em sua maioria, estudantes que usaram FlossSearch.Edu em sala de aula e professores que participaram da segunda avaliação, afirmaram que a ferramenta é útil, fácil de usar e que pretendem usá-la no futuro. Diversas sugestões para melhoria foram recebidas e deverão guiar a evolução da ferramenta e novos estudos.

MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 287345 - CHRISTINA VON FLACH GARCIA CHAVEZ