Sistemas Computacionais

A linha de pesquisa em Sistemas Computacionais está organizada em cinco subáreas de pesquisa:
  • Computação de Alto Desempenho (CAD)
  • Redes de Computadores (RC)
  • Sistemas Distribuídos (SD)
  • Sistemas Embarcados e de Tempo Real (SETR)
  • Tolerância a Falhas (TF).
  • Computação de Alto Desempenho (CAD)
A pesquisa em Computação de Alto Desempenho aborda o estudo de arquiteturas paralelas híbridas, compostas por processadores multicore e manycore (GPUs) e de ferramentas de programação, bem como o desenvolvimento de modelos de desempenho para estas arquiteturas. Esta subárea também engloba o suporte para a execução e a análise do desempenho de aplicações científicas de diversas áreas (bioinformática, saúde, engenharias, química etc) em arquiteturas híbridas, grades (grids) e sistemas escaláveis.
 
Pesquisadores: Fabíola Gonçalves Pereira Greve, Marcos Ennes Barreto, Vinicius Petrucci.

Redes de Computadores (RC)

A pesquisa em Redes de Computadores tem como objetivos a concepção, projeto, desenvolvimento e análise de arquiteturas, algoritmos e protocolos para redes de computadores robustas e eficientes, que garantam sucesso no suporte ao tráfego de aplicações emergentes, produtoras de diversos tipos de mídias.

 

 
Pesquisadores: Flavio Morais de Assis Silva, Gustavo Bittencourt Figueiredo, Leobino Nascimento Sampaio.

Sistemas Distribuídos (SD)

Tela do projetor de holograma com tecnologia de sistema em nuvem Foto gratuita

A pesquisa em Sistemas Distribuídos – coleções de processos executando sobre um conjunto de computadores, possivelmente dispersos geograficamente, conectados por uma rede – tem como objetivos a concepção, projeto, desenvolvimento e validação de algoritmos, protocolos e infraestruturas para a construção de sistemas distribuídos confiáveis e escaláveis. Pesquisadores que atuam nessa linha de pesquisa participam do Laboratório de Sistemas Distribuídos ou do grupo de pesquisa Gaudi, e desenvolvem pesquisa e orientam trabalhos em tópicos tais como: algoritmos distribuídos, computação em grade, computação em nuvem, métodos formais no projeto de sistemas distribuídos, sistemas autonômicos, sistemas de middleware, tolerância a falhas, qualidade de serviço, redes de sensores sem fio e internet do futuro.

 
Pesquisadores: Fabíola Gonçalves Pereira Greve, Flavio Morais de Assis Silva, George Marconi de Araújo Lima, Marcos Ennes Barreto, Maycon Leone Maciel Peixoto, Paul Regnier, Raimundo José de Araújo Macedo, Vinicius Petrucci.

Sistemas Embarcados e de Tempo Real (SETR)

Chip de computador, tecnologia e indústria eletrônica Foto gratuita

A pesquisa em Sistemas Embarcados e de Tempo Real trata da análise e concepção de soluções de software para sistemas ciber-físicos (em geral, sistemas embarcados), envolvendo desafios em tópicos relacionados a arquitetura de computadores, mecanismos básicos (escalonadores e tolerância a falhas), linguagens e middleware para sistemas de tempo real, processamento paralelo em GPU, cluster e grid, programação paralela e distribuída.

 
Pesquisadores: George Marconi de Araújo Lima, Paul Regnier, Raimundo José de Araújo Macedo, Vinicius Petrucci.

Tolerância a Falhas (TF)

Pessoas minúsculas testando a garantia de qualidade em ilustração vetorial plana de software isolado. personagem de desenho animado corrigindo bugs no dispositivo de hardware. teste de aplicativo e conceito de serviço de ti Vetor grátis

Os sistemas computacionais estão sujeitos a falhas originadas por fários fatores, internos ou externos: falta de energia elétrica, defeitos de fabricação do hardware, bugs de software ou hardware, erros de projeto de software ou hardware, problemas de desempenho, ataques externos como virus ou negação de serviço, entre outros. A tolerância a falhas visa equipar o sistema com a redundância necessária (temporal ou espacial) para que o mesmo continue sua operação normal, sem interrupções, mesmo na ororrênca dessas falhas. Entre os mecanismos mais utilizados podemos destacar o uso de replicação de processos, protocolos de difusão confiável, uso de memória estável, checkpointing, etc.

 
Pesquisadores: Fabíola Gonçalves Pereira Greve, George Marconi de Araújo Lima, Paul Regnier, Raimundo José de Araújo Macedo.