Sistemas de tempo real são aqueles sincronizados com o mundo a sua volta (ambiente para o qual foi projetado). Tais sistemas adquirem informações do ambiente através de sensores e, após processá-las, modificam o estado do ambiente através de atuadores. São exemplos clássicos os sistemas de controle, de monitoramento e multimídia. Todos eles apresentam, em diferentes graus, restrições temporais, que devem ser respeitadas para garantia de correção.
O projeto de sistemas de tempo real, portanto, deve certificar que tanto os resultados do processamento quanto o tempo em que eles são exibidos estão dentro do especificado. Para assegurar esta correção lógica e temporal é necessário contemplar não só a aplicação, mas toda a infraestrutura de execução, o que envolve rede de comunicação, hardware subjacente, sistema operacional, middleware, etc.
No contexto do PGCOMP, destacam-se os seguintes temas de pesquisa relacionados: Sistemas Operacionais, Redes de Comunicação, Middleware, Escalonamento e Análise de Escalonamento, QoS, Sistemas Adaptativos, Tolerância a Falhas, Sistemas Distribuídos, Algoritmos, dentre outros.
Pesquisadores: George Marconi de Araújo Lima, Paul Regnier, Raimundo José de Araújo Macêdo, Vinicius Petrucci