(SPIDe Kids): Adaptando um Processo de Codesign de Interação para Participação de Crianças Surdas ou com Deficiência Auditiva

Banca de DEFESA: DIEGO ZABOT

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE : DIEGO ZABOT

DATA : 22/03/2019

LOCAL: Instituto de Matemática e Estatística

TÍTULO:

(SPIDe Kids): adaptando um processo de codesign de interação para participação de crianças surdas ou com deficiência auditiva

PALAVRAS-CHAVES:

aguradando versão final

RESUMO:

O processo de reconstrução 3D segue um pipeline bem definido para gerar um modelo que representa a geometria e aparência de um objeto capturado usando scanners 3D ou outros dispositivos de aquisição. As principais etapas do pipeline de reconstrução 3D comum são: a) aquisição de imagens coloridas e profundas do objeto, b) alinhamento das vistas adquiridas de diferentes ângulos, c) integração das informações adquiridas em um único modelo e d) síntese e visualização de um modelo 3D texturizado. Os modelos gerados seguindo estes passos são usados em muitas áreas onde é necessário reconstruir objetos reais com geometria não trivial como engenharia, arquitetura e museologia. O presente trabalho enfoca o uso da reconstrução 3D de baixo custo para preservar artefatos de patrimônio cultural, isso é importante não apenas para fins de preservação, mas também como um meio para estudar e transmitir os valores e tradições das comunidades. Nesse contexto, pesquisamos a literatura quanto às limitações de dutos de reconstrução 3D de baixo custo e, em seguida, propomos especializações de dutos para alavancar as características dos dispositivos de aquisição 3D de baixo custo e contornar suas limitações. O pipeline de reconstrução resultante melhorou a qualidade dos dados adquiridos usando scanners 3D de baixo custo, simplificou algumas das fases seguintes do processo de reconstrução e empregou técnicas de realismo para melhorar a aparência das reconstruções. Diversos artefatos patrimoniais do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia foram reconstruídos utilizando a abordagem proposta, que obteve bons resultados em termos de aparência visual. Assim, concluímos que a preservação 3D do patrimônio de baixo custo é viável, dada uma combinação adequada de especializações em dutos e técnicas de realismo.

MEMBROS DA BANCA:

Interno - 1583256 - ECIVALDO DE SOUZA MATOS